O crescimento do turismo estrangeiro em Portugal foi um dos principais motivos pelo aumento do número de transações registadas este verão, que aumentou 15% em comparação com o período homólogo. As transações com cartões de pagamento nacionais também cresceram na ordem dos 14 por cento, de acordo com o REDUNIQ Insights.
“O facto de o número de transações ter tido um crescimento superior ao da faturação indica a diminuição do valor médio de compra (37,2€ no Verão de 2022 contra 35€ no mesmo período de 2023). Por outras palavras, o crescimento do número de transações, face à faturação deve-se igualmente à gradual democratização dos pagamentos digitais em detrimento do dinheiro físico. Aqui falamos não apenas dos tradicionais cartões de pagamentos, mas também os pagamentos via smartphone ou wereables”, destacou Tiago Oom, Chief Commercial Officer da UNICRE e porta-voz oficial do REDUNIQ Insights, em comunicado, sublinhando a importância da adaptação do mercado às necessidades atuais.
“Os números têm mostrado que, cada vez mais, os comerciantes que não aceitem meios eletrónicos de pagamentos acabam por ter impactos nos resultados de venda, uma vez que os consumidores cada vez menos andam com dinheiro e estão mais orientados para uma experiência de pagamento simplificada, rápida e cómoda – no fundo, uma experiência digital e muito mais segura”.
As transações destacaram-se sobretudo na Região Autónoma dos Açores e Alentejo, tendo-se verificado o maior crescimento homólogo de faturação, mais 14 e 12 por centro de faturação, respetivamente. Seguiu-se o Norte (11%), Algarve e Área Metropolitana de Lisboa, ambas com 6 por cento.
Os primeiros 15 dias agosto registaram um pico significativo de faturação, representando 23% do total da registada durante os meses de verão.
“Este fenómeno deve-se a dois fatores: por um lado, a realização da Jornada Mundial da Juventude, que trouxe um maior fluxo transacional estrangeiro em diversos pontos do país; e depois o facto de entrarmos na tradicional época de férias, onde a primeira quinzena de agosto é sempre a preferida dos portugueses”, referiu o responsável.
O maior contributo em termos de faturação deveu-se aos turistas franceses, que representaram 18% do total. Logo a seguir, os visitantes do Reino Unido e a Irlanda (13%), Estados Unidos e Espanha (9%). O valor da compra média foi de 124,7€.