Lisboa está na rota do turismo internacional e se dúvidas houvesse um novo estudo Ibérico confirma-o. A capital portuguesa foi eleita a quarta cidade mais apelativa para os operadores hoteleiros.
O estudo ‘Hotel Operator Beat’, realizado pela Cushman & Wakefield Hospitality para a Península Ibérica, relativas ao primeiro semestre do ano, contou com entrevistas a 42 diretores de empresas hoteleiras que representam mais de 1.100 hotéis no sudoeste da Europa.
O mercado hoteleiro de Málaga é o mais atrativo da Península Ibérica (4,3 em 5). Madrid (4,2) surge no segundo posto, seguindo-se Barcelona (4) e Lisboa (3,9).
Andorra e San Sebastián foram as cidades que mais cresceram em termos de atratividade para os operadores, ambas com mais 7%. Embora o total de San Sebastián (3,7) seja consideravelmente superior ao de Andorra (2,5).
“Os resultados obtidos confirmam, sobretudo, a apetência da Península Ibérica para a prática do turismo, consagrando-se na vontade de operadores e investidores em aumentar a sua exposição aos diferentes mercados. A diversidade de oferta de lazer, de resort e urbana, complementam-se e criam vantagens competitivas face a outros destinos turísticos”, explicou Gonçalo Garcia, Head of Hospitality, Cushman & Wakefield Portugal a propósito do documento.
Os destinos de sol e mar continuam a reunir a preferência com Maiorca a liderar o ranking. O Algarve compete com destinos de relevância internacional como Tenerife, Gran Canária e Costa Brava.
O Turismo de Lisboa espera chegar ao final de 2023 com número de dormidas superior 18 milhões em alojamento turístico, apontando uma subida de 5% para o ano seguinte, para 19,8 milhões de dormidas.