Os dados relativos à importância económica da Pedra e dos Recursos Minerais revelam uma tendência crescente. Como se explica este aumento a cada novo ano?
Pode ser explicado por diversos fatores. Destaco algumas das razões que contribuem para esse crescimento:
- Portugal possui uma variedade de recursos minerais, incluindo pedra natural, como o mármore, granito, calcário e ardósia, além de minérios metálicos, como cobre, estanho, ferro, tungsténio, e também o lítio. A existência desses recursos minerais oferece oportunidades significativas para a indústria extrativa e de transformação.
- Portugal é reconhecido internacionalmente pela qualidade e variedade das suas pedras naturais. A capacidade de extrair, processar e transformar esses recursos minerais em produtos de alta qualidade tornou o país um importante exportador no setor a nível mundial. A competitividade no mercado global impulsiona o crescimento económico e a importância dos recursos minerais portugueses.
- O setor das pedras naturais tem conseguido fazer investimentos significativos em tecnologia, inovação e modernização dos processos de extração e transformação. Isso tem permitido maior eficiência produtiva, diversificação de produtos e acesso a novos mercados. Os investimentos em investigação e desenvolvimento também tem impulsionado a competitividade do setor.
Estes fatores, combinados com o trabalho associativo e muitos dos projetos da ASSIMAGRA de promoção e de apoio à internacionalização das empresas, explicam o crescimento da importância económica da pedra em Portugal, impulsionando a exportação e contribuindo para o desenvolvimento económico do país.
De que forma o setor da pedra natural pode adaptar-se ao futuro?
A tendência de futuro para a pedra natural será de valorização da matéria-prima através da transformação e a continuidade na especialização em obras por medida, totalmente personalizadas e para produtos e projetos altamente complexos, e que valorizem cada vez mais a Pedra Natural Portuguesa. O crescimento das exportações só é sustentável através do reforço da competitividade com base na capacidade de incluir valor nos produtos e serviços oferecidos. É esse o trabalho que temos vindo a construir no setor da pedra natural, na abordagem a novos mercados e a novos paradigmas de promoção – como é exemplo o próprio projeto da ASSIMAGRA PRIMEIRA PEDRA – capazes de reforçar nestes a imagem e a competitividade dos nossos produtos, através dos conceitos de excelência e design.
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