De que forma o Governo Regional está a acompanhar a evolução das exportações dos produtos regionais? Promover a exportação de alguns dos principais setores económicos da Região, com especial relevância para o setor agroalimentar; apoiar a capacitação das empresas açorianas no seu processo de internacionalização; fomentar a cooperação entre empresas; reduzir as importações e promover e valorizar a nível regional, nacional e internacional os produtos açorianos tem sido o foco de atuação do Governo dos Açores, através do trabalho desenvolvido pela Direção Regional do Empreendedorismo e Competitividade e, em particular, do Gabinete de Gestão e Promoção da Marca Açores, em articulação com outras entidades, designadamente as associações empresariais.
Além dos dados macroeconómicos do Serviço Regional de Estatística dos Açores, acompanhamos o crescimento real das diferentes empresas dos Açores, bem como as tendências de mercado.
Estamos atentos às trajetórias das nossas empresas e realizamos, de forma oportuna e sistemática, inquéritos que nos permitem avaliar não só as medidas de apoio em vigor, mas sobretudo a evolução da capacidade exportadora do tecido empresarial açoriano.
Que números podem ser destacados?
A exportação nos Açores e de acordo com os dados disponíveis no Serviço Regional de Estatística cresceu entre 2021 e 2022, 27% o que corresponde a um aumento superior a 34 milhões de euros.
O volume de negócios das empresas presentes na edição deste ano da SAGALEXPO com capacidade exportadora teve aumento médio de 22% entre 2021 e 2022, ou seja, temos bons indicadores de crescimento e desempenho na nossa economia.
Paralelemente a este crescimento das exportações, importa salientar que estamos perante a um nível de desemprego mais baixo dos últimos 14 anos, o que representa, e bem, o contributo das nossas empresas para o desenvolvimento económico e social das nossas ilhas.
Qual o impacto da atividade de exportação na Economia Regional?
Numa realidade como a nossa, que se caracteriza por um tecido empresarial constituído essencialmente por pequenas e médias empresas, este crescimento da exportação é muito significativo.
Ler a entrevista completa AQUI!