No período de janeiro a maio deste ano, as exportações registaram um crescimento expressivo de aproximadamente 13,9%. Destacam-se como os principais destinos dessas exportações os países como Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Marrocos e o Japão, que apresentaram um notável aumento nas vendas em termos absolutos, avança a Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal (AIMMAP), em comunicado.
A União Europeia, por seu turno, continua a representar o “principal destino” das exportações, com uma quota de 75% do total, adianta.
“Depois dos números alcançados no mês de fevereiro e particularmente no mês de março, este último assinalado como o melhor mês de sempre nas exportações do METAL PORTUGAL, com 2.524 milhões de euros de vendas ao exterior, destaque agora para os resultados do mês de maio, representando estes os três melhores meses de 2023, os quais integram já o ranking dos 10 melhores meses de sempre no que às exportações diz respeito, um indicador que reflete a notável ‘performance’ deste setor, vital na realidade socioeconómica do país”, destaca, o documento.
Rafael Campos Pereira, vice-presidente executivo da AIMMAP, reafirma a importância fundamental que o setor metalúrgico e metalomecânico desempenha na vida socioeconómica do país.
“Estamos perante um setor de excelência no campeonato da qualidade, inovação, tecnologia, formação, bem como em padrões de sustentabilidade cruciais no seu posicionamento, que todos os dias escala para níveis superiores em mercados de extrema exigência e sofisticação”, aponta o responsável da AIMMAP.
Até ao fim do ano, as perspetivas de crescimento mantém-se, para já, positivas.