O artista Alexandre Farto, conhecido por Vhils, está a criar um mural na sede da UNESCO, em Paris, França, que será inaugurado na próxima quarta-feira, 12 de julho, anunciou esta quarta-feira a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.
A obra de Vhils, com o título “Substratum – Scratching the Surface Project”, é “uma criação monumental”, com 31 metros de comprimento, que homenageia a política britânica Ellen Wilkinson (1891-1947), defensora dos direitos da mulher e ministra da Educação do Governo Trabalhista de Clement Attlee, após a II Guerra Mundial, que presidiu a conferência inaugural da UNESCO, em Londres, em 1946.
“É uma verdadeira honra para mim estar aqui, a criar uma intervenção tão especial, que no seu cerne celebra a interligação da história humana, a diversidade cultural e a preservação do nosso património. Obrigado a todos na Unesco e na Unesco Portugal por esta oportunidade incrível e à minha equipa por me ajudar a dar forma à minha visão”, destacou Vhils, em comunicado.
Ver esta publicação no Instagram
O trabalho da organização “para proteger o património mundial da Humanidade” e “a notável diversidade” desse património, “através da representação de onze locais em vários continentes”, está também em foco no mural, acrescenta o comunicado esta quarta-feira divulgado pela UNESCO.
Fonte: Lusa