Os quatro concertos da banda britânica Coldplay, ocorridos nos dias 17, 18, 20 e 21 de maio, no Estádio Cidade de Coimbra, originaram um retorno total de 36 milhões de euros (M€), tendo em conta o montante de despesa média de 180,14€ dos 200 mil espectadores.
Os dados utilizados no estudo, produzido pela Coimbra Business School/Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (CBS/ISCAC), centraram-se em inquéritos nas imediações dos concertos e ainda na disponibilização de formulários (através de QR-Code) junto aos hotéis da cidade, bem como em dados facultados pela Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS) e pela UNICRE – Instituição Financeira de Crédito, SA (UNICRE).
“Com este questionário, embora composto por apenas 7 questões, pretendeu-se conhecer o perfil dos espectadores, quer quanto à idade, quer quanto à proveniência geográfica, como ainda como ao montante e ao tipo de consumo que pretendiam realizar, nomeadamente em matéria de alojamento e de restauração”, explica o documento apresentado esta quinta-feira, 29 de junho, em Coimbra.
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Através da análise dos dados fornecidos pela SIBS, é possível concluir que “o número de operações na rede SIBS aumentou, relativamente à semana homóloga, em 20,52%, enquanto o valor das operações acresceu em 9,37%”, acrescenta.
“Durante quase uma semana, Coimbra foi a capital do país”, referiu o presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, salientando que os quatro concertos dos Coldplay “projetaram Coimbra a nível nacional e internacional”.