A Stone Ibérica foi um sucesso, contabilizando mais de 10 mil visitantes profissionais ao longo dos três dias do evento, que reuniu mais 300 marcas de 100 empresas expositoras, na Exposalão, na Batalha, Leiria.
No primeiro e segundo dia da feira teve muitos visitantes da região Norte do País, que puderam conferir de perto as inovações e tendências da indústria das pedras ornamentais, mármores, calcários, granitos, entre outros.
A feira Stone Ibérica proporcionou aos visitantes uma ampla programação de atividades, como palestras, workshops e apresentações de produtos. Os profissionais puderam assim conhecer novos mercados, tecnologias e produtos, além de trocar contactos e fazer negócios.
Ver esta publicação no Instagram
“Pela primeira vez apostámos numa edição mais curta do que o habitual, passando a realizar o evento em três dias e verificámos que foi uma escolha acertada. Os visitantes cresceram de dia para dia, em especial os profissionais do setor, que aderiram em força. Nos primeiros dias registou-se uma forte presença da região Norte”, referiu José Frazão, CEO da Exposalão, promotor do certame.
Com a presença de um vasto leque empresas da indústria da pedra, a Stone Ibérica criou condições para um novo desafio, apostando na localização mais a Norte, com a próxima edição a realizar-se no primeiro semestre de 2025 na Exponor, em Matosinhos, Porto, possibilitando uma maior dinâmica dada a proximidade do aeroporto internacional, afirmando-se assim como um importante ponto de negócios para os profissionais do setor da Península Ibérica e novos mercados internacionais.
A sustentabilidade é um dos desafios do setor das rochas ornamentais está a contribuir para a renovação e recuperação das pedreiras, integrando-as no ambiente envolvente.
O Secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio, durante a visita à feira, reconheceu o forte contributo desta atividade para viabilidade económica nacional, que contribui com 500 milhões de euros ao ano para o Produto Interno Bruto (PIB).
“A visita foi muito interessante. Tive a oportunidade de ver in loco um conjunto de empresas portuguesas de topo. Não só empresa na área da pedra, transformação e extração, como empresas que produzem equipamentos muito evoluídos para a indústria. Isso também dá-nos nota que todo este setor tem tido um desenvolvimento muito interessante no sentido de incrementar o valor com os produtos que entrega no mercado. Esta é uma feira já com alguma dimensão e com uma oferta muito interessante”.
O , realizado no Mosteiro da Batalha, feito em calcário com pedra da região, com um grande trabalho desenvolvido no estilo gótico, que perdura até aos nossos dias promovido pela Cluster dos Recursos Minerais, Universidade de Évora e a ASSIMAGRA. Com uma ação, que atraiu dezenas congressistas, arquitetos, professores e empresários, de diversos países que visitaram diversas fábricas e pedreiras da região, que também conheceram a exposição.
A programação anunciada foi também um dos elementos mais atrativos durante o decorrer do evento, somando diversos participantes. A Stone Ibérica revelou-se assim uma oportunidade única para os visitantes e empresas, consolidando-se como uma das principais feiras do setor no mercado ibérico.