A nova Ponte do Porto é batizada a 2 de junho, mas até lá todos podem participar na votação em curso que pretende eleger um novo para a estrutura. Até 6 de maio, os portugueses são convidados a votar nas hipóteses disponíveis: Boa Viagem, Douro, Ferreirinha, Boa Passagem, União ou Engenheiro Joaquim Sarmento.
A Ponte da Boa Viagem é “um apelo à tradição marítima e à forte ligação ao mar das gentes que vivem nas duas margens do Douro”.
Ponte Douro será de associação mais imediata. O Douro, denota a comissão “é o que separa e, ao mesmo tempo, liga as duas margens. É o grande elemento unificador. É aquele com que se identificam as comunidades de ambos os lados do rio, que determinou as suas vidas e a ‘identidade destas terras’”.
Dona Antónia Adelaide Ferreira, “figura marcante do Douro”, foi um “elemento unificador não apenas da zona Porto-Gaia (casa e caves, respetivamente), mas também de todo o Douro, incluindo a sua história, e do vinho do Porto”.
Ponte da Boa Passagem apesar de se referir a “outra passagem, a da vida terrena para a vida eterna, identifica-se, também, com a própria passagem do rio, secularmente assegurada por um serviço de barcas, tão característico destas terras”, acrescenta a comissão.
Ponte da União é uma forma de celebrar a “união secular entre as duas cidades”.
A última sugestão serve como Ponte Engenheiro Joaquim Sarmento celebra o primeiro português a receber o Prémio Leonardo da Vinci.
A eleição destes seis nomes coube a uma comissão de seleção composta pelos historiadores Amândio Barros e Hélder Pacheco, pelo jornalista e investigador do património Germano Silva, pelo engenheiro civil Humberto Varum e o músico Rui Veloso.
A votação está disponível online até ao próximo dia 6 de maio.
As obras da nova Ponte do Porto deverão iniciar-se ainda no primeiro semestre deste ano, ficando a ponte concluída no final de 2025. A construção será faseada para minimizar os impactos na malha urbana à superfície.