Numa ação de descentralização diplomática promovida pela Casa da América Latina, representantes das embaixadas em Portugal de onze países latino-americanos realizaram uma visita de dois dias ao concelho de Loulé.
Panamá, Uruguai, Brasil, Paraguai, Chile, El Salvador, Venezuela, Colômbia, Argentina, Peru e México marcaram presença num périplo que teve nas componentes Economia e Cultura os principais focos, abrindo espaço a futuros projetos bilaterais, promovendo contactos para potenciais negócios com vista a investimentos “no lado de lá e de cá” e reforço das atividades socioculturais conjuntas.
“Ao nível local temos tido bons exemplos de diplomacia económica com frutos, nomeadamente com África, mas estamos sempre a tempo de inaugurar boas relações de interesse económico entre empresários deste concelho e os países da América Latina”, referiu o Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo.
Com um tecido empresarial que conta com 14 mil microempresas do setor primário, à agricultura, no secundário à construção civil, e no terciário ao comércio, alojamento e restauração, novos negócios começam a afirmar-se no concelho de Loulé, nomeadamente na área das novas tecnologias ou da investigação científica.
“O mundo precisa disto, que nos encontremos, que abracemos projetos comuns. Quando muitos hoje procuram erguer muros, nós estamos aqui para falarmos uns com os outros, para nos entendermos, no plano económico, no plano cultural, e podermos destruir esses muros”, acrescentou o autarca, revelando-se entusiasmado as parcerias vindouras.