Com o objetivo de celebrar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinala a 18 de abril, o Museu de Lisboa reabre o monumento mais enigmático da baixa lisboeta – as Galerias Romanas -, nos dias 21, 22 e 23 de abril.
“Descoberta no subsolo da Baixa de Lisboa em 1771, na sequência do Terramoto de 1755, esta estrutura romana corresponde a um criptopórtico, solução arquitetónica que criava, em zona de declive e pouca estabilidade geológica, uma plataforma horizontal de suporte à construção de edifícios de grande dimensão, normalmente públicos”, lê-se acerca da proposta no site do Município.
Os bilhetes para as visitas vão estar disponíveis na Blueticket e lojas físicas a partir 10 de abril e têm um custo de três euros.
Para explorar alguns dos principais locais onde a herança romana da cidade ainda hoje é visível, o Museu propõe dois percursos que incluem e complementam a visita – Das Galerias à Casa dos Bicos e Das Galerias ao Teatro Romano, respetivamente. Ambos com um custo de sete euros por bilhete.
As visitas realizam-se em grupo e têm a duração de 20/25 minutos. Os utilizadores devem levar calçado impermeável e roupa confortável.