Ao abrigo do programa Au Pair, que possibilita jovens de todo o Mundo viver com uma família norte-americana e cuidar dos filhos desta durante um ano, Luísa Miranda, de 26 anos, mudou-se para a Florida, nos Estados Unidos da América, e afirma estar a viver uma experiência ímpar. À Veja Portugal contou a rotina no outro lado do Atlântico e os planos para o futuro. “Não tenham medo de mudar, vale muito a pena e é uma experiência enriquecedora a vários níveis”, aconselha a todos os que sonham embarcar numa aventura no estrangeiro.
O que motivou a mudança para a Florida?
Desde de adolescente que tinha o sonho de conhecer os Estados Unidos, e na altura tinha acabado o meu contrato de trabalho e como já não está feliz naquela situação decidi não renovar e embarcar nesta aventura. Conhecia o programa de Au Pair desde os 15 anos e sempre tive vontade de o fazer e como só é possível ser Au Pair até aos 26 e na altura eu estava com 25 tinha que ser naquela altura ou não o fazia.
De que forma mantém Portugal no seu quotidiano?
É bastante difícil, não há supermercados portugueses perto nem cafés ou restaurantes. E também como vivo com uma família americana acabo por viver a experiência americana, mas falo português todos os dias com a minha família.
Cruza-se com outros portugueses no dia a dia?
Não, é muito raro, tenho uma amiga portuguesa que vive a 1 hora de mim e recentemente. Conheci um grupo de portugueses que estão com um programa de trabalho. Mas é difícil sairmos justos devido aos horários de trabalho.
Ver esta publicação no Instagram
O que perspetiva para o futuro a curto prazo?
Continuar a viajar bastante dentro dos Estados Unidos, conhecer o maior número de estados possíveis e planear qual será o próximo passo para quando o intercâmbio acabar.
Quando será o regresso a Portugal?
Sim, irei voltar quando acabar o intercâmbio para visitar a família mas não creio que fique muito tempo. Agora que tenho a experiência de outro país acho que voltar para a realidade em que Portugal está neste momento não é uma opção para mim.
Ver esta publicação no Instagram
Que conselho deixa a quem está a ponderar ter uma experiência no exterior?
Não tenham medo de mudar, vale muito a pena e é uma experiência enriquecedora a vários níveis.