Ganhar tempo e reduzir o fluxo de carros que todas as manhãs enchem os portões escolares são estes os principais objetivos da nova aplicação CHILDFY.
O projeto quer juntar os pais, para que estes possam combinar e oferecer transporte com outros pais para os seus filhos, garantindo que chegam à escola de forma eficiente e segura.
O teste piloto decorreu, recentemente, na Escola Fernando José dos Santos e nos Salesianos de Manique, em Cascais.
“Um dos nossos maiores problemas tem a ver, exatamente com o trânsito nas entradas e saídas da escola. Acontece que há algum tempo que temos andado a procurar soluções. A proposta que a Câmara Municipal de Cascais nos fez através desta aplicação vai, exatamente, procurar encontrar uma solução nessa linha”, explicou Bernardo Correia, Diretor Pedagógico dos Salesianos de Manique.
A app promove a partilha do automóvel entre pais da mesma escola, tendo vários mecanismos para garantir a segurança dos alunos.
“Todos os dados dos pais inscritos, nós validamos através do nosso sistema informático interno, o que faz com que haja uma segurança maior, porque não há nenhum pai que adira ao programa cuja validação não passe pelo nosso sistema informático e isso dá segurança”, concluiu o diretor.
A CHILDFY surgiu no âmbito do programa City RAPTOR. Um projeto europeu que visa resolver problemas de mobilidade dentro das cidades, conectando os municípios às start-ups para o fazer.