As tendências e rotinas alimentares alteraram-se significativamente com os consumidores a terem cada vez maiores opções alimentares, optando muitas vezes por alimentos e produtos fora da sua época de origem.
A marca portuguesa FrutLove, que pertence à Frutórbel, tem ao dispor mais de 400 produtos em catálogo, onde se incluem frutas e legumes mais exóticos e tropicais, como Pitaya, Durian, Jaca, Mão de Buda, Mangustão, Rambutão, Goiaba, Granadilha, Kiwano, Lima Caviar, Limão Kaffir, Vagem de Baunilha Fresca de Madagáscar, entre outros.
“Conseguimos oferecer os produtos mais difíceis de serem encontrados, mais exóticos e mais tropicais, o que permite aos nossos clientes concretizar qualquer objetivo, seja cozinhar um prato extremamente elaborado, relembrar um sabor que provou numa viagem exótica, experimentar algo novo e surpreendente, fazer um catering exótico, decorar uma mesa especial”, explicou Bruna Godinho, do Deparmento de Marketing da Frutórbel.
Para responder às atuais necessidades do mercado e dos consumidores, a FrutLove conta com uma vasta rede de parceiros em todo o Mundo, de forma a garantir o stock dos diversos produtos em catálogo.
“Temos abacates de várias origens: Peru, México, Espanha, Portugal e Colômbia. Devido à globalização e à nossa facilidade de importação, conseguimos garantir o stock de produtos, por exemplo, agora na época do Natal, temos uma grande procura de cerejas, que compramos ao Chile e Argentina. Não é época de cerejas em Portugal”, explicou a responsável.
Entre as novas tendências, destaca-se a procura por sumos naturais sem qualquer adição de açúcares ou conservantes. Nesse sentido, a FrutLove encontrou um método que permite produtos sempre frescos e mais próximos do sabor original.
Devido à quantidade elevada de produção diária, cerca de 5000L, a produção é feita com máquinas. No entanto não há qualquer processo industrial, é apenas fruta espremida, 100% natural, sem adição de água ou açúcar.
Com a validade de quatro dias ou com Tecnologia HPP, com durabilidade até 30 dias, o que garante a qualidade de sumo e da matéria-prima.
A Tecnologia HPP (High Pressure Processing) permite estender a vida dos produtos enquanto retém as propriedades nutricionais e sensoriais dos alimentos. Consiste na aplicação uniforme e instantânea de determinadas pressões no sumo. O efeito da pressão é homogêneo e é aplicado ao produto já na sua embalagem final, mantendo o sumo 100% natural e sem adição de açúcar.
“Neste momento podemos produzir qualquer tipo de sumo, sendo que o mais habitual é de: Laranja, Limão, Lima, Toranja, Manga com Maçã, Abacaxi com Hortelã, Romã com Laranja, Uva Branca sem Grainha, Uva Preta sem Grainha e Figo da Índia”, adiantou Bruna Godinho.
Atualmente, a FrutLove já está trabalhar em novos produtos e segmentos para expandir durante o próximo ano, nomeadamente Smothies/Batidos, Molhos de base para receitas e packs de ingredientes frescos para receitas.
Presente no mercado nacional há cerca de três décadas, a Frutórbel está a apostar cada vez mais na vertente da exportação, estando presente em diversos países, com maior incidência em Espanha e Países Baixos.