O que motivou a mudança para o estrangeiro?
A nossa primeira viagem a Costa Rica ocorreu em agosto 2019. Decidimos ir passar 10 dias a Costa Rica num Jeep com uma tenda em cima…ou seja cinco pessoas numa tenda. O que tinha tudo para dar errado tornou-se uma das mais bonitas aventuras que tivemos juntos…e assim nos apaixonamos por este país. De regresso a Portugal ficou o bichinho de um dia mais tarde irmos para lá viver… quando fôssemos reformados. O confinamento fez-nos antecipar os planos. Porquê adiar um projeto que queríamos tanto realizar?
De que forma percecionou a imagem de Portugal na Costa Rica?
O nosso mais conhecido embaixador faz com que sejamos conhecidos até os recantos mais retirados da Costa Rica: Cristiano Ronaldo.
Como descreve a sua experiência enquanto emigrante portuguesa?
A nossa experiência tem sido muito boa. A Costa Rica é um país com muitos emigrantes do mundo inteiro, derivado ao clima, à liberdade de vida e à ligação com a natureza. Isso faz com que nos sintamos bem integrados.
Ver esta publicação no Instagram
De que forma mantém Portugal no seu quotidiano?
Continuamos sempre a falar diariamente com os nossos familiares e amigos. Portugal está sempre no nosso coração. Uma das formas de representar o nosso país é pela produção de pastéis de nata na nossa pastelaria.
Decidiram abrir um negócio. O que distingue dos demais?
Quando começamos a pensar em ir viver para a Costa Rica, rapidamente tivemos de pensar em que consistiria o nosso negócio. Rapidamente se tornou uma evidência: Café/pastelaria. Num país produtor de café, começámos a torrar café com um torrador português @joper que atravessou o oceano. Pasteleira de profissão, formada em França, continuei a fazer o que eu mais gosto… pastelaria francesa e portuguesa. Demos o nome de MALEHU Coffee Shop ao nosso espaço, para ter um pouco dos nossos três filhos (MAtheo, LEo e HUgo) neste projeto.
Ver esta publicação no Instagram
Como é a comunidade portuguesa na Costa Rica?
Há muito poucos portugueses na Costa Rica. Tivemos a oportunidade de conhecer alguns, mas somos muito poucos. Tivemos a oportunidade de ter a visita do Embaixador de Portugal na Costa Rica. É sempre bom podermos falar a nossa língua e partilhar experiências.
No seu negócio, que tradições portuguesas faz questão de dar a conhecer aos seus clientes?
Principalmente, os pastéis de nata.
Pondera um regresso a Portugal?
Por enquanto, estamos a viver esta experiência fantástica a 200% e logo veremos onde o destino nos levará mas não ponderamos um regresso a Portugal para já.