A Indústria portuguesa de Moldes mantém-se na linha da frente como uma das mais prestigiadas na Europa e no resto do Mundo. As conquistas de novos mercados internacionais pelo reconhecimento da qualidade da conceção, desenvolvimento e fabrico associados à produção empregues têm colocado Portugal no mapa de forma destacada – 8º no Mundo – 3º na Europa.
Este é um segmento de mercado com forte impacto na Economia nacional pelo que representa em matéria de exportações. Em 2020, num período marcado pela crise da Covid-19, o setor destinou 85% da produção total ao comércio externo, angariando 566 milhões de euros.
A tendência de crescimento mantém-se favorável, em especial pelo incremento notado nos vários segmentos servidos com os equipamentos exportados, nomeadamente, a indústria automóvel, Embalagens, Dispositivos Médicos, Electrodomésticos, Material elétrico, Eletrónica e Equipamento de Segurança, entre outros.
Em Portugal, a indústria é composta por 536 empresas, que se dedicam à conceção, desenvolvimento e fabrico de moldes e ferramentas especiais. As produções de Moldes estão situadas na zona Centro, mais concretamente, na Marinha Grande e Oliveira de Azeméis. Empregam mais de 11 mil trabalhadores.
O mercado externo tem mantido apetência pela produção portuguesa, em particular o europeu que é líder destacado como principal destinatário. Espanha (19%), Alemanha (17%), França (15%), República Checa (7%), Polónia (4%), Itália (3%), Reino Unido (<3%) e Roménia (<3%).
Destaque ainda para o México (<3%) e para os Estados Unidos da América (<3%).
*(dados Cefamol)