É conhecido como o principal doce de Consoada para muitas famílias portuguesas, mas a tradição já não é o que era e por isso muitos têm ousado reinventar aquela que é considerada uma receita tradicional. As frutas cristalizadas e os frutos secos compõem a receita original, mas atualmente já se encontram excluídos de muitas propostas.
Diversas pastelarias um pouco por todo o País têm colocado as mãos na massa e desenvolvendo vários testes de forma a encontrar um novo produto. Hoje em dia, há propostas para todos os gostos. Bolo-rei de chocolate, bolo-rei com cereja ou bolo-rei com o célebre recheio de creme de chocolate e avelãs. Há ainda opções vegan.
A tradição é manter o nome original e introduzir a novidade. Além da própria composição apresentar-se de forma diferente da habitual, também o aspeto visual tem somado diversas alternativas. O importante é mesmo manter o doce tradicional de Natal e adaptá-lo aos novos tempos e a todos os gostos.
O Bolo-rei foi sempre motivo de conversa entre a mesa da Consoada. De um lado, os fãs e defensores da tradição tal como é. Do outro, os mais aventureiros que ousam dispensar este doce tão tradicional e arriscam sugerir alternativas. Os motivos vários, sobretudo, as frutas cristalizadas que fazem do Bolo-rei muito apetecível para outros e para outros tão dispensável.
A solução passa por apresentar duas versões do Bolo-rei. A tradicional e a reinventada. Com certeza que a mesa da Consoada ficará mais completa e corresponderá a todas as expectativas dos jurados dos doces de Natal.