Os vinhos portugueses somam apreciadores um pouco por todo o Mundo. Provam-no os números referentes às exportações de vinho que cresceram 3,7% para 92,2 milhões de euros, entre janeiro e setembro. No valor total, ascendem a 677,3 milhões de euros.
“Esperamos um novo ano com recorde de exportações. Os dados mostram que estamos a recuperar das quebras do primeiro semestre e o crescimento sem vinho do Porto é relevante”, referiu o presidente da ViniPortugal Frederico Falcão a um jornal de Economia.
O vinho do Porto, apreciado nos quatro cantos do Mundo, representa quase um terço da presença de vinhos portugueses nos mercados externos, mas encontra-se em fase ascendente.
Um indicador positivo é o preço médio que está a crescer. Registou-se um aumento de 1,6% para 2,80 euros no total das exportações de vinho.
Os Estados Unidos são o principal destino dos vinhos portugueses, com 82,9 milhões de euros comprados. O preço médio de exportação para o país subiu 13,72% para 4,24 euros.
Entre os principais mercados dos vinhos portugueses estão ainda o Canadá, que representa 43,2 milhões de euros, mais 7,58%. França, Reino Unido e Brasil em fase descendente.
“Tememos que os efeitos da inflação, sobretudo nos países europeus, possa arrefecer este crescimento que temos até setembro”, acrescentou Frederico Falcão à publicação.
As perspetivas continuam, contudo, positivas. “Mantenho a previsão de crescimento de 1 a 1,5%, suportado pelos Estados Unidos, Canadá e Angola, mas também pelo contributo de outros mercados, como o México, a Coreia e a Polónia”, apontou.