Veja PortugalVeja Portugal

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    Milhafre lança edição limitada de queijo de especialidade da Ilha Graciosa

    Setembro 22, 2023

    Celtic Legends marcam quatro atuações em Portugal

    Setembro 22, 2023

    Marina de Vilamoura eleita Melhor Marina Internacional em 2023

    Setembro 21, 2023
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    Veja PortugalVeja Portugal
    • Inovação
      1. Perspetivas
      2. View All

      “A existência de agricultura urbana é um novo elemento de composição e qualificação da paisagem, ao mesmo tempo que promovem o aumento da biodiversidade”

      Agosto 17, 2023

      Paulo Pisco: “Muitos milhares de empresários portugueses são uma força fundamental nos países onde estão e para Portugal por causa das importações que fazem”

      Agosto 16, 2023

      César Machado: “Vejo Portugal como o meu refúgio”

      Agosto 11, 2023

      Altino Bessa: “Queremos que Braga possa produzir energia pelo menos para aquilo que o município consome em energias fotovoltaicas”

      Agosto 10, 2023

      Queijo de São Jorge concorre a Património Imaterial Mundial pela UNESCO

      Setembro 21, 2023

      Empresas madeirenses apostam em tecnologia para combater fraudes

      Setembro 14, 2023

      Crown Wheel anuncia máquina mistura quente e frio em simultâneo

      Julho 14, 2023

      Setor da Pedra debate temas do futuro no Global Stone Congress

      Maio 31, 2023
    • +Portugal
      1. Novidades
      2. Últimas Notícias
      3. View All

      Celtic Legends marcam quatro atuações em Portugal

      Setembro 22, 2023

      Marina de Vilamoura eleita Melhor Marina Internacional em 2023

      Setembro 21, 2023

      Queijo de São Jorge concorre a Património Imaterial Mundial pela UNESCO

      Setembro 21, 2023

      Abegoaria apresenta novidade na gama de enchidos

      Setembro 20, 2023

      Coldplay elegem Bárbara Bandeia para abrir concertos em Portugal

      Abril 6, 2023

      Funchal promove Dia da Atividade Física e do Desporto

      Abril 3, 2023

      Millennium Estoril Open decorre até 9 de abril em Cascais

      Abril 3, 2023

      De que forma o azeite português pode vingar no mercado chinês?

      Abril 3, 2023

      Marina de Vilamoura eleita Melhor Marina Internacional em 2023

      Setembro 21, 2023

      Vinhos portugueses conquistam mercado finlandês

      Setembro 20, 2023

      Portugal está prestes a ter o primeiro Master of Wine

      Setembro 19, 2023

      Passageiros nos aeroportos nacionais atingiu máximo histórico

      Setembro 18, 2023
    • Empresas
      1. Tendências
      2. View All

      Sem ideias para a Páscoa? A Odisseias tem programas imperdíveis para fazer em família!

      Março 31, 2023

      Empresas madeirenses apresentam produtos regionais na SAGALEXPO

      Março 23, 2023

      SAGALEXPO confirma presença compradores de 95 países em Lisboa

      Março 17, 2023

      Chocolates: diversidade dita tendências do mercado

      Outubro 11, 2022

      Milhafre lança edição limitada de queijo de especialidade da Ilha Graciosa

      Setembro 22, 2023

      Abegoaria apresenta novidade na gama de enchidos

      Setembro 20, 2023

      Santos e Vale anuncia inauguração de plataforma de logística em Loures

      Setembro 20, 2023

      Exportações de bens e serviços ultrapassam 73.871 milhões de euros

      Setembro 20, 2023
    • Cultura
      1. Lazer
      2. View All

      Museus duplicam visitantes com entrada gratuita

      Setembro 19, 2023

      Já há data para a nova edição da ModaLisboa

      Setembro 18, 2023

      Atenção lisboetas! Príncipe Real ‘abre’ portas para celebrar

      Setembro 13, 2023

      5 Dicas para um regresso feliz ao trabalho

      Setembro 1, 2023

      Celtic Legends marcam quatro atuações em Portugal

      Setembro 22, 2023

      Há duas artistas portuguesas na corrida ao Grammy Latino. Saiba quem são!

      Setembro 20, 2023

      A procura pelo melhor rapper português arranca este fim de semana

      Setembro 15, 2023

      Pedro Mafama e Toy animam festival em Lisboa

      Setembro 5, 2023
    • Contactos
    Veja PortugalVeja Portugal
    Início » Sample Page » “A marca Portugal é hoje sinónimo de qualidade e segurança”
    Perspetivas

    “A marca Portugal é hoje sinónimo de qualidade e segurança”

    Na rota de principais destinos turísticos, o País continua a somar visitantes e cada vez mais curiosos além-fronteiras. Em entrevista à Veja Portugal, a Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços fala sobre os números que traduzem já uma fase de recuperação após a crise provocada pela Covid-19. “Terminaremos o ano de 2022 com o volume de receitas turísticas superiores em 4% aos resultados de 2019”, informou a responsável do Governo. Os desafios para o setor da hotelaria, nomeadamente a falta de recursos humanos, marcam a agenda política.
    Veja PortugalBy Veja PortugalNovembro 16, 2022Sem comentários7 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Pinterest Email

    Que balanço faz do primeiro semestre do ano em relação aos dados do Turismo?

    O balanço do primeiro semestre do ano é francamente positivo. No 1.º semestre de 2022, os proveitos acumulados cresceram 4,8% face a igual período de 2019. O Banco de Portugal aponta para a consolidação da tendência de crescimento das receitas turísticas no resto do ano, o que torna viável acreditar que terminaremos o ano de 2022 com o volume de receitas turísticas superiores em 4% aos resultados de 2019.

    Houve alguma informação que tenha refletido alguma tendência em particular?

    Portugal tem vindo a consolidar-se como um dos destinos mais competitivos internacionalmente e onde reconhecidamente têm sido realizados investimentos significativos na qualidade da oferta turística (incluindo a hotelaria), atraindo novos mercados, segmentos mais elevados, marcas internacionais e grupos hoteleiros globais. Este facto tem permitido um aumento do gasto médio por turista, o que está alinhado com a estratégia que o setor defende, no sentido de progredir cada vez mais em valor. Esta é a tendência que gostaria de sublinhar nesta altura de retoma pujante do setor.

    De que forma perceciona a qualidade da prestação dos serviços turísticos após o período pandémico?

    Na generalidade, os turistas que gozaram férias em Portugal, durante e após o período pandémico, continuam a relatar uma experiência muito positiva, pelo que poderão decidir gozar férias novamente em Portugal, perpetuando-se, assim, a fidelização de muitos mercados com os quais trabalhamos. Nesta altura, os principais indicadores de procura indiciam uma tendência de crescimento do mercado europeu em termos gerais, razão pela qual temos vindo a trabalhar intensamente com a nossa rede de delegados presentes na Europa. Cumpre sinalizar, ainda, o enorme potencial do mercado brasileiro e americano, mercados que estão a dar sinais de enorme apetite pelo destino Portugal. A marca turística de Portugal é, hoje, uma marca sinónimo de qualidade e segurança.

    Que constrangimentos é que o setor continua a enfrentar devido à pandemia?

    Pela dinâmica do próprio setor e pela recuperação expressiva que temos tido no presente ano, estimamos que estejam 50.000 trabalhadores em faltam no setor. Este é o maior constrangimento ao crescimento do setor. Veja-se que as atividades relativas ao Alojamento e à Restauração e Similares empregaram, de acordo com o INE, 258 mil indivíduos no 2.º trimestre deste ano, menos 61,2 mil face a 2019.

    Portugal fechou 2021 com 20,1 milhões de dormidas por parte mercados externos. É um indicador positivo?

    O ano de 2020 e 2021 não foram positivos para o turismo. Nenhuma métrica compara bem com aquelas que observámos em 2019. Ainda assim, será justo referir que as dormidas por 2 parte dos portugueses, quer em 2020, quer em 2021, excederam as nossas melhores expectativas. Estamos muito gratos aos portugueses que decidiram redescobrir Portugal nos anos de pandemia.

    Há números que possam ser avançados neste momento quanto ao período do verão?

    Acreditamos que, até setembro, os números, em termos de dormidas e passageiros desembarcados, serão muito idênticos aos de 2019. Porém, as receitas estarão acima daquelas de 2019, atendendo a um aumento do gasto médio por turista. De facto, as despesas de turistas estrangeiros em Portugal, em julho de 2022, correspondem já a 120% dos respetivos valores observados em julho de 2019.

    O setor hoteleiro está a recompor-se após o forte abalo provocado pelos constrangimentos da pandemia. De que forma o Governo está a acompanhar a situação?

    Vamos acompanhando intensamente todas as métricas económico-financeiras das nossas empresas, quer ao nível da sua demostração de resultados, quer ao nível do seu balanço. Em 2019, a Autonomia Financeira média das nossas empresas era de 34,4%, caindo para 31,1% em 2020. O endividamento (dívida/EBITDA) era, em 2019, de 2,8, subindo para 65,3 em 2020. São alterações impressionantes que demostram que as empresas necessitam, no imediato, de medidas que preservem o seu potencial produtivo, apoiando-as, ainda, no processo de consolidação da respetiva estratégia operacional. Para tanto, temos vindo a criar instrumentos de apoio à capitalização das empresas, de que são exemplo o Fundo para a Capitalização das Empresas ou Linhas de Crédito com Garantia para Refinanciamento/Reescalonamento da Dívida Pré-Covid.

    Há medidas concretas no apoio à indústria hoteleira?

    Durante a pandemia mobilizámos cerca de 2,8 mil Milhões de euros para o setor. Graças a este apoio, mas, também, ao espírito de resiliência e criatividade do setor, o turismo é, hoje, novamente, um motor imprescindível na nossa economia. Estamos, porém, sempre em estado de alerta, acompanhando, em permanência, as situações que possam colocar em risco a atividade turística em Portugal. O Plano “Reativar o Turismo | Construir o Futuro” foi lançado em 2021, mas, passado um ano, a conjuntura é completamente diferente: se, por um lado, há um ritmo de recuperação do turismo que não era esperado, por outro, há vários fatores de incerteza, incluindo a guerra na Ucrânia, a inflação e o aumento dos preços dos combustíveis. Tudo visto, estamos comprometidos com objetivos muito concretos de curto e médio prazo e, também, de longo prazo, mas, ao mesmo tempo, focados em operacionalizar as 51 medidas nas quais está assente o Plano, conferindo-lhes uma flexibilidade e uma abrangência muito grande. Temos medidas direcionadas ao robustecimento da situação financeiras das empresas, como já indiquei, mas, também, medidas dirigidas à inovação e digitalização das suas atividades, passando pelas questões da sustentabilidade, da capacitação dos recursos humanos e da internacionalização.

    Um dos maiores desafios do setor prende-se com a falta de recursos humanos. Que soluções podem ser encontradas a curto prazo?

    O impacte da pandemia na destruição do trabalho no setor, na desvalorização dos profissionais e na falta de reconhecimento do seu contributo essencial, são fatores que 3 incitam à desmotivação de muitas pessoas em iniciar a sua carreira no turismo. Temos que contrariar esta falta de atratividade. Uma medida essencial, que está a ser trabalhada pelo Turismo de Portugal e pelas Instituições que constituem a Comissão Nacional de Formação para o Turismo, passa pela valorização e o reconhecimento da importância dos profissionais do setor. Valorizar quem trabalha; valorizar, dignificar e reconhecer os profissionais, para que outros possam sentir motivação para integrar este setor.

    A questão do acordo de mobilidade com a CPLP, dos países irmãos que falam a língua portuguesa, tem sido muito discutida. Qual é o atual ponto de situação?

    Foi aprovada a proposta de lei que altera o regime jurídico de entrada, permanência, saída e afastamento de estrangeiros do território nacional. Esta alteração constituirá um passo fundamental para alcançar os objetivos consagrados no Acordo sobre a Mobilidade entre os Estados-Membros da CPLP e estabelecerá os procedimentos que permitirão atrair uma imigração regulada e integrada, destacando-se a definição de um título de duração limitada, que permite a entrada legal de imigrantes em Portugal com o objetivo de procura de trabalho. É nossa intenção que o novo modelo seja testado com alguns Estados-Membros, incluindo, Cabo Verde, ainda este ano. A Confederação de Turismo de Portugal está a acompanhar também o tema no âmbito da Comissão Permanente de Concertação Social.

    Que melhorias poderiam ser implementadas para incentivar mais dormidas, quer nacionais e estrangeiras?

    O modelo da contratualização da promoção externa na área do turismo é muito flexível, envolvendo o Turismo de Portugal, as Entidades Regionais de Turismo, as Secretarias Regionais com os pelouros do Turismo das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores e as Agências Regionais de Promoção Turística. Todos os intervenientes podem, a qualquer altura do ano, ajustar as suas estratégias e os seus planos de promoção externa, em função de uma situação concreta que se verifique. O nosso modelo da contratualização pode ser considerado um sucesso e um dos fatores que tem contribuído para a afirmação de Portugal como um destino turístico internacional competitivo. É um modelo único no contexto dos nossos principais concorrentes e, por isso mesmo, alvo de frequente estudo por parte de muitos países onde o turismo é uma importante atividade económica. Sem prejuízo, estamos a melhorar este modelo da contratualização para podermos aumentar o envolvimento dos privados, promovendo um maior grau de intervenção das empresas no planeamento e na implementação das ações de promoção externa realizadas. O sucesso do setor do turismo resulta de uma parceria público-privada forte.

    Pode ler a entrevista completa na edição digital da VEJA Portugal aqui.

    Comércio Dados Featured Governo Hotéis Hotelaria Números portugal Rita Marques Secretária de Estado Serviços Turismo Turistas
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Veja Portugal
    • Website

    Related Posts

    Milhafre lança edição limitada de queijo de especialidade da Ilha Graciosa

    Setembro 22, 2023

    Marina de Vilamoura eleita Melhor Marina Internacional em 2023

    Setembro 21, 2023

    Exportações de bens e serviços ultrapassam 73.871 milhões de euros

    Setembro 20, 2023

    Vinhos portugueses conquistam mercado finlandês

    Setembro 20, 2023

    Há duas artistas portuguesas na corrida ao Grammy Latino. Saiba quem são!

    Setembro 20, 2023

    Super Bock lança nova cerveja com edição limitada

    Setembro 19, 2023
    Add A Comment

    Leave A Reply Cancel Reply

    Mais Notícias

    Milhafre lança edição limitada de queijo de especialidade da Ilha Graciosa

    By Veja PortugalSetembro 22, 2023

    A Milhafre anuncia o lançamento de uma edição limitada e numerada de um queijo de…

    Celtic Legends marcam quatro atuações em Portugal

    Setembro 22, 2023

    Marina de Vilamoura eleita Melhor Marina Internacional em 2023

    Setembro 21, 2023

    Queijo de São Jorge concorre a Património Imaterial Mundial pela UNESCO

    Setembro 21, 2023
    Siga-nos!
    • Facebook
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    Últimas Notícias

    Milhafre lança edição limitada de queijo de especialidade da Ilha Graciosa

    Setembro 22, 2023

    Celtic Legends marcam quatro atuações em Portugal

    Setembro 22, 2023

    Marina de Vilamoura eleita Melhor Marina Internacional em 2023

    Setembro 21, 2023

    Queijo de São Jorge concorre a Património Imaterial Mundial pela UNESCO

    Setembro 21, 2023
    Don't Miss

    Milhafre lança edição limitada de queijo de especialidade da Ilha Graciosa

    By Veja PortugalSetembro 22, 2023

    A Milhafre anuncia o lançamento de uma edição limitada e numerada de um queijo de…

    Celtic Legends marcam quatro atuações em Portugal

    Setembro 22, 2023

    Marina de Vilamoura eleita Melhor Marina Internacional em 2023

    Setembro 21, 2023

    Queijo de São Jorge concorre a Património Imaterial Mundial pela UNESCO

    Setembro 21, 2023
    Stay In Touch
    • Facebook
    • Twitter
    • Pinterest
    • Instagram
    • YouTube
    • Vimeo

    Milhafre lança edição limitada de queijo de especialidade da Ilha Graciosa

    By Veja PortugalSetembro 22, 2023

    A Milhafre anuncia o lançamento de uma edição limitada e numerada de um queijo de…

    Celtic Legends marcam quatro atuações em Portugal

    By Veja PortugalSetembro 22, 2023

    Verdadeiros embaixadores e genuínos representantes da cultura irlandesa, os Celtic Legends sobem ao palco do…

    Marina de Vilamoura eleita Melhor Marina Internacional em 2023

    By Veja PortugalSetembro 21, 2023

    Somam-se os reconhecimentos internacionais à Marina de Vilamoura que alcançou, esta quarta-feira e pela sétima vez, o prémio…

    Queijo de São Jorge concorre a Património Imaterial Mundial pela UNESCO

    By Veja PortugalSetembro 21, 2023

    Segundo António Ventura, secretário Regional da Agricultura, o Queijo de São Jorge DOP é um…

    Our Picks

    Milhafre lança edição limitada de queijo de especialidade da Ilha Graciosa

    Setembro 22, 2023

    Celtic Legends marcam quatro atuações em Portugal

    Setembro 22, 2023

    Marina de Vilamoura eleita Melhor Marina Internacional em 2023

    Setembro 21, 2023

    Queijo de São Jorge concorre a Património Imaterial Mundial pela UNESCO

    Setembro 21, 2023

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

    Demo
    Stay In Touch
    • Facebook
    • Twitter
    • Pinterest
    • Instagram
    • YouTube
    • Vimeo
    Our Picks

    Milhafre lança edição limitada de queijo de especialidade da Ilha Graciosa

    By Veja PortugalSetembro 22, 2023

    Celtic Legends marcam quatro atuações em Portugal

    By Veja PortugalSetembro 22, 2023

    Marina de Vilamoura eleita Melhor Marina Internacional em 2023

    By Veja PortugalSetembro 21, 2023
    Demo
    Veja Portugal
    Facebook Instagram YouTube
    • Home
    • Inovação
    • +Portugal
    • Empresas
    • Cultura
    • Contactos
    © 2023 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Go to mobile version