O setor de metalurgia e metalomecânica registou um aumento de 27,4 por cento no segmento das exportações, arrecadando 1.406 milhões de euros, face a 2021, anunciou a Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal (AIMMAP), em comunicado.
Os dados divulgados representam “números excelentes”, segundo a entidade, que reforça o “volume de vendas para o exterior foi muito superior ao registado habitualmente no mês de agosto de cada ano”.
Nos primeiros oito meses do ano, a venda para países da União Europeia atingiu um aumento na ordem dos 17 por cento. Para outros países, somam um crescimento acumulado em mais de 9 por cento.
Os três principais mercados do destino Metal Portugal registaram crescimentos acentuados, como é o caso de Espanha (10,5 por cento), França (13 por cento) e Alemanha (28,9 por cento). Para os EUA, o aumento das vendas foi de 70%.
A associação assinala ainda o crescimento das exportações para Angola, com um aumento superior a 50 por cento entre janeiro e agosto. “Chegou a ser um dos cinco mais importantes mercados do Metal Portugal, antes de ter caído de forma abrupta e deixado de constar do top 10″, referiu a AIMMAP, salientando que “este crescimento sustentado agora verificado faz pensar na retoma de um mercado que foi muito importante para o setor metalúrgico e metalomecânico”.
Em termos de volume exportado, o setor arrisca-se a ter um recorde. “Não haverá grandes dúvidas de que os números das exportações de 2022 serão os melhores de sempre“, destacou o vice-presidente executivo da AIMMAP, Rafael Campos Pereira, no comunicado.