A distância de comboio entre Lisboa e Porto vai encurtar para 1h15 – atualmente é de 2h49 – em 2030. Este é o desafio das Infraestruturas de Portugal (IP) que pretende com a Nova Linha de Alta Velocidade aproximar as duas cidades portuguesas.
O projeto está dividido em três fases: entre 2024-2028 a viagem demorará 1h59. 2026-2030, 1h19. E, finalmente, em 2030, 1h15.
“Este é um projeto que une o País, que serve todo o País e que reforça a fachada Atlântica que permite a nossa projeção no mundo. Não vamos ficar só com as duas áreas metropolitanas mais próximas. Todo o País será servido”, afirmou o primeiro-ministro António Costa durante a apresentação do projeto que decorreu esta quarta-feira, 28 de Setembro, na Estação de Porto – Campanhã, Estação ferroviária que servirá a futura Linha de Alta Velocidade,
“Nesta linha não circularam só os comboios de alta velocidade. Circularam também os comboios que servem o resto do Pais. […] É um projeto essencial para responder às necessidades de desenvolvimento do nosso País, mas, sobretudo, de enorme potencial para o futuro do futuro do nosso País”.
A cerimónia contou também com a presença do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, e do Presidente e do Vice-Presidente do Conselho de Administração Executivo da IP, Miguel Cruz e Carlos Fernandes, respetivamente.
“O aumento da capacidade e competitividade do sistema ferroviário, reforço da conetividade territorial alargada a todo o País e descarbonização do setor dos transportes” são os principais objetivos da Nova Linha de Alta Velocidade Porto – Lisboa.
Leia ao pormenor as características do Projeto aqui!