veAs produções de ficção internacionais têm um novo cenário na mira: Portugal. O País tem ganhado particular destaque em projetos cinematográficos, com diversas produções norte-americanas em território nacional a gravar.
O décimo filme da saga ‘Velocidade Furiosa’ conta com Portugal no seu roteiro. Recentemente, a longa-metragem protagonizada por Vin Diesel elegeu diversas cidades portuguesas como pano de fundo. Várias zonas dos distritos de Vila Real e Viseu vão ser palco de verdadeiras manobras de cortar a respiração nos cinemas. As filmagens estenderam-se também à zona de Cacilhas, em Almada.

No elenco da produção estão dois rostos portugueses com grande notoriedade. A atriz Daniela Melchior encabeça a longa-metragem, enquanto o veterano Joaquim de Almeida regressa à saga. Fez parte do elenco do quinto filme, em 2011.
A estreia do ‘Fast X’, o décimo filme de ‘Velocidade Furiosa’ , está marcada para 19 de maio de 2023, nos Estados Unidos.
A plataforma de streaming Netflix continua a apresentar Portugal nas suas produções. O País esteve em destaque na última temporada da série espanhola ‘La Casa de Papel’ e voltou outra vez à ribalta com ‘Glória’, o primeiro projeto português da gigante cinematográfica.
Atualmente, está em rodagem a segunda produção portuguesa da Netflix. Intitulada de ‘Rabo de Peixe’, a série tem o Arquipélago dos Açores como pano de fundo e promete a abordagem de um tema polémico.
A par das produções lusas, a Netflix elegeu a cidade de Lisboa para cenário do filme ‘Heart of Stone’. Parte das filmagens da produção, que conta com a atriz israelita Gal Gadot como protagonista, invadiram a Praça do Comércio e captaram muitas atenções. Centenas de pessoas juntaram-se nas imediações numa das zonas mais visitadas da cidade para assistir de perto à rodagem da produção.
Graças às diferentes produções em curso, Portugal beneficia do fator Turismo enquanto vai invadido os ecrãs um pouco por todo o Mundo através da sétima arte, aumentando a curiosidade de milhões de turistas, que ficam maravilhados e colocam o País na lista das futuras férias.