Uma das novas medidas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) destina-se à dinamização das exportações online de produtos e serviços portugueses. No total, vão ser disponibilizados 23 milhões de euros.
A proposta destina-se a Pequenas e Médias Empresas (PME), que podem beneficiar de apoios para “aquisição de equipamentos e software para implementação do projeto de e-commerce”, “aquisição de serviços relacionados com Estratégia de Canais Digitais, Plataformas de Gestão de Conteúdos, Campanhas, Clientes e E-Commerce, Criação de Lojas próprias Online, Marketplaces, Publicidade Online, Analytics” e “recursos humanos especializados”.
As empresas podem candidatar-se ao apoio a partir desta quarta-feira, 21 de setembro. O prazo para o procedimento mantém-se aberto até que se esgote a dotação orçamental.
“São incentivos que iremos conceder através desta linha do PRR para que as empresas possam ter despesas elegíveis no âmbito da exportação online. Acreditamos que este é de facto um reforço muito importante para continuar a trabalhar nesta frente”, explicou Luís Castro Henriques, presidente da AICEP, em declarações à TSF, adiantando que há o objetivo de “apoiar 1500 empresas até ao final do ano”.
As informações detalhadas acerca desta medida estão disponíveis na plataforma da AICEP.
Em 2021, mais de quatro mil empresas portuguesas iniciariam o seu processo de exportação. Neste momento, são mais de 22.500. Os principais mercados de destino são Espanha, França e Reino Unido.