O vinho português continua a chegar além-fronteiras e a conquistar cada vez mais apreciadores e distinções… A mais recente foi dada pela publicação norte-americana Wine Advocate que atribuiu uma classificação recorde à referência nacional.
O Vinha dos Utras – 1ºs – Jeirões 2020, da Azores Wine Company, dos Açores, obteve 96 pontos, num máximo de 100, da referida revista internacional, que provou mais de 900 vinhos.
Originário da ilha do Pico, o Vinha dos Utras – 1ºs – Jeirões 2020 é descrito como “um vinho nascido no mar, pronto para harmonizar com mariscos, peixes amariscados (salmonete, ovas do mar, ouriços de mar) mas com uma densidade e concentração para trabalhar com carnes brancas de gordura queimada, como um bom leitão ou mesmo uma barriga de porco.”
Atualmente, estão disponíveis 867 garrafas de 0,75L no mercado.
“A Vinha dos Utras é uma vinha plantada para lá do limite do possível, de tal forma que na tempestade Lorenzo 2019 o mar engoliu 40 metros de vinha e em 2021, a tempestade Lola destruiu praticamente toda a produção pelo que vindimámos apenas 24 quilos e não iremos lançar o 2021. É uma vinha extreme, nos primeiros Jeirões, na frente do mar… O resultado, um vinho que me transtorna e o melhor vinho que fiz até hoje”, salientou o enólogo António Maçanita.
O Vinha dos Utras – 1ºs – Jeirões 2020 esteve em destaque na SAGALEXPO, a feira direcionada à exportação de produtos portugueses, que decorreu em março de 2022, na FIL, em Lisboa, e contou com a visita de cerca de 700 compradores do mercado externo.
A Azores Wine Company já havia conquistado anteriormente importantes distinções com as suas propostas.