Aveiro tem promovido diversas iniciativas para potenciar a sua imagem externa. De que forma perceciona a internacionalização da região?
Aveiro é uma região muito internacionalizada há muitos anos. As nossas empresas sempre tiveram a opção de serem presentes no mundo. A cultura internacional das nossas empresas é uma marca distintiva da região de Aveiro. Felizmente, também por fruto dos incentivos que o País e da União Europeia foram facultando, as nossas empresas têm alimentado a sua presença internacional.
Esse fator reflete-se no Turismo?
Costumo chamá-lo o ganho duplo. Uma economia internacionalizada é instrumento muito útil de promoção de um território.
Como é que acha que é percecionada a região de Aveiro no Mundo?
Globalmente muito bem. Costumo dizer a brincar que Aveiro foi conhecida muitos anos como a Veneza de Portugal e agora já é a própria Veneza a ser conhecida como Aveiro de Itália. Temos também o contributo da universidade de Aveiro, com já 50 anos de vida. Tem sido, nos últimos anos, a universidade portuguesa com maior número de nacionalidades de estudantes estrangeiros. Tem sido feito muito trabalho e investimento à escala internacional da região. Há um somatório de contributos para que essa notoriedade que Aveiro já tem seja alimentada. Os indicadores do crescimento turístico até Fevereiro de 2020 foram fortíssimos.
Há algum mercado a destacar pela sua importância?
Houve um crescimento muito forte de novos mercados emissores como EUA, Canadá e Brasil e mesmo países mais longínquos como a China e Coreia do Sul.
Que outros projetos estão em curso para manter esta dinâmica de internacionalização?
Uma das nossas apostas é a nossa candidatura à capital europeia da cultura em 2027 para também ganharmos mais notoriedade daquilo que é o conhecimento e reconhecimento da região de Aveiro. Estamos numa fase de forte investimento na região de Aveiro em diferentes frentes.
Que convite deixa a quem ainda não conhece Aveiro?
Convido todos a visitarem esta região marcada por uma íntima relação com o mar possam receber todos aqueles que gostam da vida, da beleza, da diversidade e de um território, que sendo velho tem marcas muito distintivas a vários níveis.