A pandemia trouxe muitas oportunidades, em especial à vida dentro de casa. Quase todos descobriram algum talento escondido. Pasteleiros, jardineiros. Não faltou opção, o certo é que surgiram diversas tendência entre elas as hortas caseiras. A VEJA Portugal sugere agora algumas das plantas que pode ter em sua casa…
-
Cebolinho
Conhecido pela sua versatilidade nas receitas, em especial nas saladas, o cebolinho faz parte do leque de preferências de muitos consumidores por isso a sua plantação em casa é um desejo de muitos. Para tal, basta ter em atenção alguns pormenores como o vaso. Este deve ser alto para que a água faça a drenagem correta. Depois de colocada a terra é hora de juntar as sementes e borrifar a terra. É imprescindível manter o substrato húmido para que a planta germine. A colheita do cebolinho pode ser feita após 80 a 100 dias após o cultivo.
-
Manjericão
Utilizado em massas e pizzas, o manjericão apresenta-se como uma solução viável a ter em conta no momento da criação de uma horta em casa. A sua plantação é de fácil execução e manutenção, por isso, muitos optam por cultivar as suas sementes. A escolha o vaso da planta é determinante e terá que ser tido em conta o atual tamanho do manjericão aquando a sua plantação. Utilize um substrato rico em nutrientes para que este se desenvolva de forma adequada. Faça a rega diariamente.
- Salsa
Uma das preferidas dos portugueses, a salsa é imprescindível em qualquer prato tradicional português. A plantação desta erva aromática em casa pode revelar-se muito útil. No momento de o fazer, tenha atenção ao local. Este deve ser bem iluminado e não ser alvo de muitas alterações climatéricas. Escolha um vaso e substratos adequados. A germinação da salsa é morosa, pelo que será necessária paciência. A rega deve ser feita de forma frequente. Quando aparecerem as primeiras folhas certifique-se que estão adequadas para uso.
- Endro
Fresca e saborosa. O endro possui propriedades únicas e muito chamativas para a sua plantação. No momento de plantar esta erva aromática em sua casa, escolha um vaso fundo, com pelo menos 60 centímetros de profundidade. Semeie sementes e tenha atenção à drenagem. Borrife as sementes diariamente e exponha a planta a 6-8 horas ao sol. O endro não requer muito cuidado, pelo que é também uma ótima opção para os mais distraídos. Quando a planta germinar, utilize nas suas receitas favoritas e desfrute das suas características
-
Orégãos
Utilizado como tempero em muitos pratos portugueses, os orégãos configuram no primeiro lugar das preferências dos consumidores. Muitos têm arriscado a sua plantação e aproveitado a sua germinação. No momento de plantar siga os seguintes passos: coloque as sementes a 5 – 10 centímetros de profundidade; a germinação acontece em cerca de duas semanas; a rega deve ser feita no substrato, mas evite que este fique encharcado; quando a planta atingir os 20 centímetros de altura está atingida a altura para colheita. Para desidratar os orégãos coloque-os num local escuro, quente e seco.