Veja Portugal

Hotel Lis - Baixa

Vinho Verde bate recorde de exportações este ano

21 de Setembro de 2013

O Vinho Verde é exportado para 90 países, ultrapassando já o tradicional ‘mercado da saudade’ e as vendas no exterior devem aumentar acima dos dois dígitos este ano, sobretudo em resultado do crescimento do consumo nos EUA, Alemanha e França.

Este vinho único no mundo, que ocupa 21 mil viticultores e 600 empresas engarrafadoras, é líder dos DOC não licorosos portugueses nas exportações. No total, são produzidos por ano 70 milhões de litros e as vendas representam 42 milhões de euros para a economia nacional.

Este ano deverá bater-se o recorde de exportações de Vinho Verde, com um crescimento de 12 a 13% em relação a 2012. “Vamos exportar 36, 37% do nosso negócio, que é o maior valor de sempre”, disse à agência Lusa o presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, Manuel Pinheiro.

Este crescimento resulta das compras feitas em três mercados principais – EUA, Alemanha e França -, compensando as perdas no “estagnado” mercado interno.

O sector tem apostado na divulgação internacional, daí também a posição dos EUA, onde estão a ser investidos metade dos três milhões de euros destinados à promoção no exterior.

vinho verde

 

A CVRVV acaba de celebrar o 105º aniversário da Região Demarcada e de apresentar a nova campanha institucional, subordinada ao lema “Há Quem Puxe pelo País”.

A Região Demarcada já produzia vinhos antes da celebração da Carta de Lei de 18 de Setembro de 1908, com as primeiras exportações assinaladas no século XIV.

“Actualmente, mais do que sublinhar a importância histórica dos vinhos verdes, a CVRVV quer sensibilizar o País para um produto único no mundo, responsável por uma alavancagem da economia nacional que urge apoiar”, destaca Manuel Pinheiro.

O Vinho Verde é produzido no noroeste de Portugal, numa região costeira geograficamente bem localizada para a produção de excelentes vinhos brancos. É o berço da casta Alvarinho e produtora de vinhos de lote únicos.

 

Comentários

comentários

Login para a tua conta

Não te recordas da tuaPassword ?

Registar neste site!