Veja Portugal

Hotel Lis - Baixa

Turistas estrangeiros aumentam e hotelaria factura 183 milhões num mês

16 de Julho de 2013

Os estabelecimentos hoteleiros obtiveram proveitos totais de 183,3 milhões de euros em Maio, mais 8,9% que no mês homólogo do ano passado, acompanhando o aumento do número de turistas e dormidas, revelou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os resultados de proveitos de aposento foram de 126,4 milhões de euros, uma subida de 12,2% em comparação com Maio de 2012. No conjunto dos primeiros cinco meses do ano, a evolução é igualmente positiva: 3,4% relativamente aos proveitos totais e 5,2% relativamente aos de aposento.em Alvados, no concelho de Porto de Mós, o Emotional Hotel Cooking and Nature,

A hotelaria registou 1,4 milhões de hóspedes em Maio (+7% em termos homólogos) e quatro milhões de dormidas (+11,8%), este último resultado devido, sobretudo, ao contributo dos não residentes. Os resultados acumulados desde o início do ano revelam crescimentos de 2,3% e 4,3%, respectivamente.

Os não residentes contribuíram com três milhões de dormidas (+15,5% que em Maio de 2012) e foram responsáveis por 77,0% das dormidas totais. Os resultados acumulados desde Janeiro traduziram-se num acréscimo de 8,4%.

O Reino Unido, o primeiro mercado emissor em termos de importância relativa (25,8% das dormidas de não residentes), cresceu 22,3%. O INE salienta ainda o elevado crescimento das dormidas dos residentes na Irlanda (+40,8%).

A Madeira e o Algarve foram as regiões que, em média, registaram as estadias mais elevadas (5,3 e 4,4 noites).

 

Comentários

comentários

Login para a tua conta

Não te recordas da tuaPassword ?

Registar neste site!