Veja Portugal

Hotel Lis - Baixa

Caminho Português para Santiago bate recorde (com vídeo)

7 de Outubro de 2013

O número de peregrinos que percorreram o Caminho Português para Santiago de Compostela ultrapassou em Setembro o resultado alcançado em todo o ano passado, acentuado a tendência de crescimento verificada pelo menos na última década, de acordo com os dados revelados pelo Serviço de Peregrinos da Catedral de Santiago de Compostela, na Galiza.

Nos primeiros nove meses do ano palmilharam os caminhos portugueses 26.756 peregrinos, mais 1.128 que o total de Janeiro a Dezembro de 2012.

Este resultado representa receitas para o sector do turismo religioso na ordem dos 940 mil euros diários – estudos indicam que cada peregrino gasta no Caminho, em média, 35 euros por dia em alimentação, dormida e outras necessidades.

O número de portugueses a fazer o Caminho também está à beira de alcançar o resultado de 2012. Até Setembro foram 9.884, menos 445 do que em todo o ano passado.

Apenas três países têm mais peregrinos a Santiago de Compostela do que Portugal: Espanha, Alemanha e Itália. E o Caminho Francês é o único mais utilizado do que o português.

No último ano foram 10.329 (5,37% do total) os portugueses que percorreram um dos caminhos de Santiago e 25.628 (13,31%) os peregrinos que passaram em território nacional com destino à Galiza.

O mês de Agosto foi aquele em que mais portugueses chegaram a Santiago de Compostela pelos meios tradicionais (a pé, de bicicleta ou a cavalo), 2.083 (12,30% do total de peregrinos); apenas atrás dos caminheiros espanhóis. O mesmo mês obtém o melhor resultado no que respeita aos peregrinos no Caminho Português, 6.402 (13,70%), apenas ultrapassado pelo Caminho Francês.Santiago compostela

No ano passado chegaram a Santiago de Compostela 192.488 pessoas de todo o Mundo pelos meios tradicionais, a esmagadora maioria das quais caminhando (164.778). O Caminho Francês foi o mais utilizado (134.979 peregrinos), a uma enorme distância do segundo classificado, o Caminho Português.

A peregrinação a Fátima é a mais conhecida em território nacional, registando por ano 50 mil peregrinos que chegam pelos meios tradicionais.

No total, quer o Santuário de Fátima, quer a Catedral de Santiago de Compostela, recebem 4,5 milhões de pessoas por ano.

 

Comentários

comentários

Login para a tua conta

Não te recordas da tuaPassword ?

Registar neste site!