Veja Portugal

Hotel Lis - Baixa

Exportada tecnologia de pagamentos (actualizada)

3 de Abril de 2013

O projecto MobiPag – Iniciativa Nacional para Pagamentos Móveis, desenvolvido pelo Centro de Excelência em Desmaterialização de Transacções (CEDT) e que permitirá em breve efectuar pagamentos com dispositivos móveis, nomeadamente smartphones, usando uma solução cem por cento portuguesa,  é apresentado esta quarta-feira, dia 10, a partir das 14h30,  no Campus de Azurém, na Universidade do Minho, em Guimarães.

Um dos principais objectivos da plataforma é reduzir a utilização do dinheiro, substituindo as notas e moedas, e diminuir os custos das transacções electrónicas, através da utilização de infra-estruturas ‘wireless’.

“A tecnologia desenvolvida é totalmente segura e está preparada para ser exportada e utilizada em diferentes países, integrando as diversas tipologias de dispositivos móveis adoptados nesses países”, refere o CEDT em comunicado. MobiPag

O projecto contou com o envolvimento de parceiros portugueses, desde operadores móveis, a operadores bancários e a empresas e entidades da área tecnológica e científica.

No decorrer deste mês realizam-se acções de apresentação e de demonstração da MobiPag, nomeadamente na Universidade do Minho.

Estima-se que, em pontos de venda com atendimento, 60 por cento do número de pagamentos sejam feitos com notas e moedas, especialmente em transacções de elevada frequência e menor valor (até 15-20 euros).

 

 

Comentários

comentários

Login para a tua conta

Não te recordas da tuaPassword ?

Registar neste site!