Veja Portugal

Hotel Lis - Baixa

Soluções de banho ‘made in Portugal’ nos cinco continentes

3 de Setembro de 2013

A OLI (Oliveira & Irmão) é o principal produtor europeu de mecanismos e componentes para a indústria cerâmica e é o único fabricante português de autoclismos interiores para louça suspensa. Há mais de 50 anos que estuda, desenvolve e produz novas soluções de banho em Portugal.

A empresa aposta em três áreas estratégicas: a investigação e desenvolvimento de soluções e produtos inovadores valorizados pelo mercado; a diversificação dos mercados para fora da Europa tradicional, destacando-se a Europa de Leste, América Latina, África e Médio Oriente e a optimização da eficiência e da produtividade, conseguindo ganhos de competitividade para enfrentar o contínuo aumento dos custos de contexto.

antonio oliveira ceo da oli

António Oliveira (dir.), CEO da OLI

A empresa assume um compromisso com a inovação que se reflecte no elevado número de patentes na Europa – mais de 70. É a terceira empresa em Portugal com mais patentes na Europa.

A OLI emprega cerca de 350 colaboradores e produz mensalmente meio milhão de produtos, nomeadamente autoclismos interiores e exteriores, com e sem estrutura, placas de comando, torneiras de bóia e mecanismos. Actualmente, a actividade exportadora representa 85% da produção, estando a empresa presente em 50 mercados dos cinco continentes.

A estratégia de internacionalização e de diversificação de mercados, em particular fora da zona Euro para compensar a desaceleração da economia nacional e europeia, está em 2013 focada nos mercados da América Latina, Médio Oriente, Europa de Leste e África.

A entrada da empresa em 2012 no Brasil, em parceria com a brasileira Deca, aliada às presenças no Peru, Venezuela, Chile e Colômbia, visam transformar a América Latina num dos seus principais mercados de exportação.

Do Brasil à conquista da América Latina

“A recente aposta no Brasil e na América Latina foi um passo natural de uma empresa fortemente vocacionada para os mercados internacionais. A OLI iniciou em 2012 a exportação para o Brasil, através de um acordo de fornecimento de soluções sanitárias para a empresa Deca que integra o universo Duratex.Oli autocolismos aveiro

Apesar de se beneficiar de uma forte proximidade cultural, o mercado brasileiro é complexo e obriga a uma presença constante e próxima. A parceria com a Deca permite aproximar de forma permanente os nossos produtos do mercado e usufruir de uma rede de distribuição e assistência técnica implementada no território Brasileiro.

Além disso, a parceria permite gerar oportunidade de negócio noutros mercados na América Latina e no resto do mundo. A exigência técnica imposta pela Deca é uma mais-valia para a OLI porque nos obriga a pensar e controlar constantemente os nossos processos e a consolidar internamente uma cultura de exigência e foco na qualidade e no cliente.

Para além da vertente industrial, a OLI integra ainda uma área comercial para Portugal de hidro-termo-sanitários – banhos, aquecimento, energia solar e tubagens”. – António Oliveira, CEO da Oli

Oli

Sede: Aveiro

Actividade: Produção de sistemas de instalação sanitária

Início de actividade: 1954

Número de trabalhadores: 345

Volume de Negócios: 43,3 milhões de euros

Volume de negócios na exportação: 85%

 

 

Comentários

comentários

Login para a tua conta

Não te recordas da tuaPassword ?

Registar neste site!