Veja Portugal

Hotel Lis - Baixa

SISCOG: 20 anos de parceria com os caminhos-de-ferro holandeses

30 de Julho de 2013

A SISCOG, tecnológica portuguesa especializada em soluções de software para planeamento e gestão de recursos de empresas de transportes, comemora 20 anos de parceria com o seu mais antigo cliente internacional, os caminhos-de-ferro Holandeses. Foi em Agosto de 1993 que a SISCOG assinou com a Nederlandse Spoorwegen (NS), o primeiro contrato para o desenvolvimento de um sistema para o planeamento do pessoal circulante (maquinistas e revisores).

A NS precisava de um sistema de planeamento de tripulações, mas a oferta internacional de sistemas congéneres era extremamente reduzida. No entanto, a ideia de entregar o seu desenvolvimento a uma pequena empresa (na altura, com uma estrutura muito reduzida) situada em Portugal assustava-a. Mas, no início de Janeiro de 1993, a NS encomendou um estudo prévio à SISCOG para fazer o levantamento das necessidades para um sistema de planeamento de pessoal, com a duração de dois meses e que foi muito importante para a decisão da NS contratar a SISCOG. Após a assinatura do contrato a NS afirmou à SISCOG que “após um levantamento exaustivo do mercado feito a nível mundial, ficaram convencidos de que só a SISCOG tinha a competência necessária para desenvolver o sistema que ambicionavam.”

O sistema informático desenvolvido entrou em plena produção pela NS em 1998, estando em utilização contínua nos últimos 15 anos, planeando o trabalho diário de mais de 5 000 tripulantes.

jose pavao martins

João Pavão Martins, CEO da SISCOG,

O contrato para o desenvolvimento deste sistema está associado a dois marcos históricos, foi a primeira vez que a NS encomendou um programa informático à medida a uma empresa exterior e foi o primeiro contrato em Portugal de exportação de software (segundo dados fornecidos pelo ICEP, actual AICEP).

Para João Pavão Martins, CEO da SISCOG, “a NS é considerada pelos seus congéneres internacionais como um dos caminhos-de-ferro mais bem organizados do mundo e a sua visão do negócio a médio e longo prazo tem permitido à SISCOG trabalhar com a NS não só como cliente, mas também como parceiro. Ao longo dos anos, temos desenvolvido em conjunto diversos projectos de Investigação & Desenvolvimento, publicado artigos científicos e recebido prémios internacionais. Manter um cliente satisfeito durante 20 anos deixa-nos realizados como empresa. Continuar a desenvolver software para a NS tornou-se um privilégio.”

Nos últimos 5 anos, a NS evoluiu de uma utilização do sistema original, que contemplava apenas o nível de planeamento, alargando o seu âmbito para também contemplar a gestão em tempo real da operação, minimizando o efeito que eventos imprevisíveis, como atrasos e ausências de pessoal, têm sobre o serviço prestado ao público. Com esta evolução, a SISCOG iniciou no ano passado um serviço de manutenção 24 horas por dias, 7 por semana.

Em Junho deste ano, a SISCOG iniciou mais um projecto de I&D em conjunto com a NS, relacionado com uma nova lógica de planeamento de pessoal que aborda a utilização óptima de equipas de segurança e apoio ao passageiro. (Informação da marca)

 

Comentários

comentários

Login para a tua conta

Não te recordas da tuaPassword ?

Registar neste site!