Veja Portugal

Hotel Lis - Baixa

Embaixador dos vinhos portugueses no Canadá cria marca

30 de Março de 2014

“Não me concentro nos dias escuros, encobertos e cinzentos, que me entristecem, mas nos que trazem um sol brilhante alegre e luzidio que me animam” – a frase é do empresário português Carlos Ferreira, que emigrou para o Canadá com a família, em 1975, e é hoje reconhecido pelo seu trabalho na restauração e por representar 18 das principais marcas de vinhos portugueses no Canadá.

O empresário, 58 anos, natural de Estarreja, começou a trabalhar em Montreal (Quebeque) aos 19 anos e passou por diversas profissões. Os 12 anos empregado na Pâtisserie Belgue levaram-no a descobrir e a desenvolver a paixão pelo mundo da restauração.

Em 1988, Carlos Ferreira começou a concretizar o sonho de investir no sector, ao assumir um franchising dos cafés A.L. Van Houte. Juntou-lhe produtos portugueses – como o pastel de nata – e, contra todas as expectativas, conseguiu em pouco tempo cativar 25 mil clientes semanais.

A experiência obtida neste projecto permitiu-lhe dar o passo seguinte: o Ferreira Café, aberto a 1 de Abril de 1996, um palco da gastronomia, dos vinhos e da cultura portugueses. Emprega 60 trabalhadores, 40 dos quais de origem portuguesa.ferreira cafe1

Ao Ferreira Café, embora para um público diferente, o empreendedor de Estarreja juntou, em 2006, o Vasco da Gama Café. No conjunto, os dois estabelecimentos empregam mais de cem pessoas, 80 das quais de origem portuguesa.

No ano passado apresentou os seus primeiros vinhos, com a marca ‘F’. As uvas dos vinhos brancos, rosé e tinto são provenientes da quinta que adquiriu no Douro Superior, em Almendra, com 13 hectares. A produção vitivinícola é da responsabilidade da Casa Agrícola Roboredo Madeira CARM). Para o espumante da Bairrada, Carlos Ferreira escolheu o produtor Campo Largo.

Ao longo da sua carreira recebeu diversas condecorações, prémios e distinções, participou ou apoiou projectos comunitários e causas humanitárias, e patrocinou acções de divulgação da cultura portuguesa.

 

Comentários

comentários

Login para a tua conta

Não te recordas da tuaPassword ?

Registar neste site!