Veja Portugal

Hotel Lis - Baixa

Relva artificial portuguesa única no Mundo já está a ser exportada

6 de Março de 2013

Uma relva artificial pioneira na área do desporto, cem por cento portuguesa, composta em exclusivo por materiais naturais e que já está a ser exportada, foi apresentada pela primeira vez em Portugal durante a 15ª Expojardim, que terminou este domingo, dia 10, na Exposalão-Centro de Exposições da Batalha.

“O Domo Naturafill System é um enchimento cem por cento natural para relva artificial de desporto, que utiliza como preenchimento orgânico a cortiça portuguesa de alta perfomance”, revelou à Veja Portugal Carlos Rodrigues, director de produção da Domo Sports Portugal, pertencente ao grupo belga Domo Sports Grass.

Domos Sports Portugal relva artificial cortiça

“Além de completamente natural, este preenchimento para relva de futebol satisfaz os requerimentos técnicos de jogo exigidos para a certificação FIFA de uma e duas estrelas, esta a mais elevada”, salientou.

A ideia de usar cortiça nasceu no Fundão, onde tem sede a filial portuguesa do grupo internacional Domo Sports Grass, que fabrica relvados sintéticos de desporto a partir da Bélgica para todo o mundo.

Em laboratório, “a cortiça revelou ter qualidades muito superiores” a outros materiais usados no preenchimento dos relvados sintéticos: é inodora e inibidora de calor, “o que torna os campos mais frescos e livres de cheiros”, e é também “mais macia ao toque”. Ou seja, “diminui o risco de lesões no impacto” com o solo, assim como “tem um ressalto de bola diferente”, adiantou Carlos Rodrigues à agência Lusa.

O novo sistema rivaliza com o de outras marcas internacionais, que estão a testar materiais como a fibra de coco, mas “a cortiça tem outra vantagem: não absorve humidade”.

O produto português “está certificado pelas Federações Internacionais de Futebol e Atletismo para competições internacionais” e já é usado em quatro campos, na Bélgica, Holanda, Alemanha e Canadá, em estádios de equipas de primeira liga, referiu Carlos Rodrigues.cortiça Domos Sports Portugal relva artificial

Em comparação com sistemas de preenchimento tradicional, “a cortiça representa um custo acrescido de quatro euros por metro quadrado”, mas, apesar do preço mais alto, aquele responsável acredita que as vantagens vão acabar por conquistar o mercado.

Na prática, o granulado de cortiça é aplicado depois de os rolos de relva sintética serem estendidos no campo onde vão ser aplicados: “há uma máquina que penteia a “relva”, que fica na vertical, sendo introduzida areia de Rio Maior e o granulado” para preencher o tapete.

A  Domo Sports Grass tem 25 anos e é responsável por mais de 50 milhões de metros quadrados de relva artificial instalados em campos de diversos desportos e aplicações multidesportivas em todo o mundo.  A Domo Sports Portugal foi fundada em 2007 por empresários da região do Fundão.

 

 

 

 

Comentários

comentários

Login para a tua conta

Não te recordas da tuaPassword ?

Registar neste site!