Veja Portugal

Hotel Lis - Baixa

Produção de castanha cresce e exporta 17,5 milhões

10 de Novembro de 2013

O nosso país deverá aumentar a área de souto em 10 mil hectares na próxima década, um quarto do total proposto aos países do Sul da Europa para poderem responder às necessidades do mercado, cada vez com maior apetência para o consumo de castanha, que no ano passado rendeu 17,5 milhões de euros a Portugal em exportações.

Os castanheiros ocupam 35 mil hectares no nosso País, dando origem a uma produção de 30 mil toneladas anuais de castanha. A maior parte (70%) destina-se ao mercado externo.

A fileira da castanha rende 50 milhões de euros e apresenta-se num momento de grande crescimento, com o aumento da área de souto e a instalação de novas unidades de processamento e transformação. Este ano a produção deverá crescer 27%.castanha1

Em Trás-os-Montes concentram-se quase 30 mil hectares de soutos e perto de 80% da produção anual de castanha. O destino da maior parte é a exportação para 33 países, como Itália, Brasil, França, Suíça, Canadá, Alemanha, Holanda, Luxemburgo, Bélgica, Espanha, Angola, EUA, Áustria e Cabo Verde.

A castanha representa 5% do total da produção frutícola e vai receber 10 milhões de euros de incentivos no âmbito do programa de desenvolvimento rural.

A Europa é responsável por 12% da produção mundial, destacando-se a Itália e Portugal com 4% e 3%, respectivamente. Estes dois países, em conjunto com França e Espanha, devem aumentar a área de souto em 40 mil hectares na próxima década.

A China é o maior produtor, com um volume anual de 800 mil toneladas, 70% do total mundial, estimado em 1,1 milhões de toneladas.

A empresa Sortegel, com sede em Bragança, é a maior transformadora e exportadora nacional de castanha. Tem clientes em 12 países e as exportações representam 80% facturação anual de 17 milhões de euros.

A empresa processa um terço (10 mil toneladas) de castanha de Trás-os-Montes e comercializa os seus produtos nos principais mercados mundiais.

 

Comentários

comentários

Login para a tua conta

Não te recordas da tuaPassword ?

Registar neste site!