Veja Portugal

Hotel Lis - Baixa

Preparados de fruta conquistam exportações

12 de Agosto de 2013

A Frulact nasceu em 1987, fruto da conjugação da experiência do comendador Arménio Miranda, da formação adquirida em França por um dos seus filhos, Francisco, e da vontade e ambição de outro filho, João, em desenvolver um projecto empresarial. Hoje, o grupo tem fábricas em cinco países e quer atingir este ano um volume de negócios superior a cem milhões de euros.

João Miranda, presidente do conselho de administração

João Miranda, presidente do conselho de administração

A empresa foi construída de forma progressiva e sustentada, mas alargando bastante a “família”. “Tentamos descobrir e conquistar a imensidão de oportunidades que há pelo mundo. A nossa missão é globalizar o negócio Frulact”, embora concentrando “as actividades de valor acrescentado em Portugal”, adianta João Miranda, considerando que “em finais de 2013 o volume de negócios será superior aos 100 milhões de euros, 45 milhões dos quais produzidos em Portugal e, destes, exportados 95%”.

O mercado nacional representa apenas 2,5% do negócio, mas a Frulact entendeu reforçar o investimento e manter a sede e a plataforma de gestão das oito unidades de produção em Portugal.

“O objectivo que perseguimos é o de globalizar o projecto Frulact. Este é um trajecto difícil e longo, que não permite muitos erros, pelo que, estamos a fazê-lo sempre assentes no princípio de que é possível”, conclui o presidente do conselho de administração.

Um dos principais grupos da Europa

A Frulact é um grupo empresarial do sector das agro-indústrias frutícolas.

A sua actividade principal é a da indústria de preparados de fruta para as indústrias alimentares. É uma das cinco principais empresas europeias.

O portefólio de produtos inclui aplicações para as indústrias de lácteos, gelados, pastelaria, sumos e bebidas. A Frulact serve directamente os maiores clientes e marcas mundiais, e tem uma capacidade produtiva anual de 60 mil toneladas de preparados de fruta.

Está presente, de forma directa, em 25 países, na Europa, Médio Oriente e Norte da África, e espera ganhar uma posição importante na África do Sul e nos mercados da Comunidade de Desenvolvimento do Sul de África (SADC).

O investimento total do grupo ronda em termos globais mais de 50 milhões de euros.frulact

Ficha do Grupo Frulact

Localizacão: Portugal (três unidades), Marrocos (duas), Franca, Argélia e África do Sul

Actividade: Preparados de fruta para as indústrias alimentares

Início de actividade: 1987

Número de trabalhadores: 490 (directos)

Volume de negócios consolidado: 82,2 milhões de euros

Volume negócios internacional: 78 milhões de euros (95%)

Volume negócios na exportação: (2012, a partir de Portugal): 41 milhões de euros

1) Unidades da Maia (Serviços Centrais, Centro de Inovação e Tecnologia Agro-Alimentar e Unidade produção de Bens de Consumo), de Ferro e Tortosendo (Covilhã).

 

Comentários

comentários

Login para a tua conta

Não te recordas da tuaPassword ?

Registar neste site!