Veja Portugal

Hotel Lis - Baixa

Portugal vendeu mil milhões fora da UE em Setembro

12 de Novembro de 2013

O comércio extracomunitário cresceu 17,6% em Setembro último – um resultado de 1.152 milhões de euros -, face ao período homólogo do ano passado, um valor que o Instituto Nacional de Estatística afirma estar influenciado pelas “paralisações de alguns portos nacionais” em 2012.

No conjunto do terceiro trimestre, as exportações com destino a países terceiros aumentaram 5,4%, em comparação com igual período do ano passado. Em Setembro cresceram 4,8% relativamente ao mês anterior.

Quanto ao comércio intracomunitário, as vendas aumentaram 6,0% no terceiro trimestre do ano, em Setembro subiram 6,8% (um registo de 2.779 milhões de euros), em comparação com iguais períodos do ano passado, e em relação ao mês anterior subiram 25,7%.porto de leixões

Em termos globais, as exportações de bens evoluiram 5,8% no terceiro trimestre, face ao período homólogo de 2012, verificando-se uma redução do défice da balança comercial de 137,3 milhões de euros.

Em Setembro, o comércio de bens aumentou 9,8% devido à evolução nos espaços extra e intracomunitário. No conjunto dos primeiros nove meses do ano, face ao mesmo período de 2012, as exportações subiram 4,0%, atingindo os 35.420 milhões de euros.

Em termos das variações mensais, em Setembro as vendas cresceram 18,7% face a Agosto, em resultado sobretudo da evolução do comércio intracomunitário.

O INE faz “notar que no mês de Setembro o comércio internacional regista tradicionalmente acréscimos face ao mês anterior, devido à paragem de laboração de algumas empresas para período de férias em Agosto”.

 

 

Comentários

comentários

Login para a tua conta

Não te recordas da tuaPassword ?

Registar neste site!