Veja Portugal

Hotel Lis - Baixa

Portugal tem pela 1ª vez saldo positivo com o Brasil

18 de Novembro de 2013

As exportações portuguesas para o Brasil bateram o recorde mensal dos últimos 22 meses em Outubro, ao atingirem os 114,4 milhões de euros, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior brasileiro (MDIC), citados esta segunda-feira pelo site Portugal Digital (www.portugaldigital.com.br).

O comércio bilateral apresentou no 10º mês do ano um superavit para Portugal de 88,6 milhões de euros, o registo mensal mais elevado desde Janeiro e também desde que há registo das relações comerciais luso-brasileiras.

As vendas de Portugal foram 75% superiores às de Outubro de 2012, contribuindo para que o total exportado desde Janeiro tenha atingido os 664,3 milhões de euros, mais 11,6% que o valor do período homólogo do ano passado.

Até Outubro o melhor mês das exportações lusas foi Setembro, com 88,5 milhões de euros.bacalhau

No total do ano, o resultado é favorável ao nosso País em 84 milhões de euros, destacando o Portugal Digital que “a economia portuguesa está em boa posição para fechar 2013 com um dos melhores resultados de sempre”.

O saldo da balança comercial luso-brasileira era favorável ao Brasil pelo menos desde 1989. Em 2007 atingiu um recorde mil milhões de euros, mas no ano passado já tinha caído para 470 milhões de euros, segundo o MDIC.

O azeite foi o produto mais exportado de Janeiro a Outubro (21%), seguindo-se o bacalhau (7%) e o gás natural liquefeito (5%).

 

Comentários

comentários

Login para a tua conta

Não te recordas da tuaPassword ?

Registar neste site!