Veja Portugal

Hotel Lis - Baixa

Portugal é o quarto maior exportador de tomate

11 de Julho de 2013

O nosso País é o quarto maior exportador mundial de tomate transformado – vende no estrangeiro 95% da produção. E a Associação dos Industriais de Tomate (AIT) quer chegar ainda mais longe, aumentando o cultivo para dois milhões de toneladas por ano.

A empresa Sugalidal, cuja marca mais vendida é a Guloso, é a segunda maior produtora mundial de concentrado de tomate, apenas atrás da Morning Star, dos EUA, segundo a revista especializada “TomatoLand”.

No ano passado, subiu 13 lugares no ranking e processou 1.150 milhões de toneladas de tomate, um aumento de 143% em relação ao ano anterior. Em resultado, atingiu uma quota de 3,5% do mercado mundial.

A indústria do tomate, com uma importância comparável à cortiça, tem crescido entre 3 a 5% nos últimos 20 anos, exportando actualmente 250 milhões de euros de produtos para as principais marcas mundiais, com 80% de valor acrescentado.tomate

Portugal produz hoje 1,3 milhões de toneladas de tomate por ano, mas o objectivo da AIT é acrescentar 700 mil toneladas àquele valor nos próximos anos. É o quarto maior exportador mundial – e o segundo da Europa – apenas atrás da China, EUA e Itália.

As exportações destinam-se a 42 países. A União Europeia está em primeiro lugar, seguindo-se mercados como o Japão, Coreia do Sul e Médio Oriente.

O nosso País é o segundo mais produtivo do mundo, com 95 toneladas por hectare, atrás da Califórnia (102 ha) e à frente de Espanha (70 ha). Nos últimos anos verificou-se uma melhoria da produtividade na colheita de 2% a 3%.  O sector é controlado internamente por quatro grandes produtores.

Neste contexto, a probabilidade de encontrar ‘mão portuguesa’ em pasta de tomate e outros produtos, como molhos e ketchup, em qualquer parte do Mundo e nas marcas mais conhecidas, é mesmo muito elevada.

 

Comentários

comentários

Login para a tua conta

Não te recordas da tuaPassword ?

Registar neste site!