Veja Portugal

Hotel Lis - Baixa

Porto de Lisboa: exportadas 40 mil toneladas de clínquer de cimento

18 de Setembro de 2013

Um carregamento de 40 mil toneladas de clínquer (cimento numa fase básica), proveniente do Terminal de Cimentos da Cimpor em Alhandra, está a caminho do Brasil num navio que partiu do porto de Lisboa, revelou a Associação de Portos de Portugal.

O movimento no Terminal de Cimentos da Cimpor “apresentou um forte crescimento de 88%, representando as exportações a totalidade da mercadoria movimentada”, nos primeiros oito meses deste ano, destaca a associação.

O clínquer foi transportado por barcaça para navio “Hawk”, que estava fundeado no Mar da Palha. Agora encontra-se a caminho do porto de Aratu, no estado da Bahia. Este navio graneleiro tem capacidade para transportar mais de 58 mil toneladas de carga.clinquer

Este produto é a base do cimento e resulta de uma mistura de calcário e argila. Mais tarde é-lhe adicionado gesso e outros compostos para ficar pronto a usar na construção civil.

A Cimpor registou no primeiro semestre do ano um aumento de 19,6% no volume de negócios, para 1,3 mil milhões de euros, em resultado do alargamento da actividade na América do Sul, mas foi prejudicada pela desvalorização do Real brasileiro face ao Euro.

O resultado da empresa, antes de juros, impostos, amortizações e depreciações (EBITDA), aumentou 6%, para 284 milhões de euros.

As novas operações na Argentina, Brasil e Paraguai contribuíram com 116 milhões de euros para o EBITDA.

 

Comentários

comentários

Login para a tua conta

Não te recordas da tuaPassword ?

Registar neste site!