Veja Portugal

Hotel Lis - Baixa

Pedra natural: 150 importadores em feira única em Portugal

8 de Maio de 2013

A Stone-Feira Internacional da Pedra Natural de Portugal, que o Centro de Exposições Exposalão organiza na Batalha, de 16 a 19 de Maio, é o primeiro certame do género em Portugal que aplica os princípios da chamada “missão inversa”, na medida em que 90% dos visitantes representam empresas importadoras estrangeiras, a maioria da Europa, África e Médio Oriente.

A feira já tem garantida a participação de 150 importadores estrangeiros, oriundos de 23 países, de quase todo o mundo. As regiões mais representadas são a Europa (63 participantes), África (24) e o Médio Oriente (16), seguindo-se a Ásia e a América do Norte. Os países mais representados, até agora, são a França, Argélia, Reino Unido e Emiratos Árabes Unidos. Mas também estarão presentes, por exemplo, importadores do Canadá, Paquistão, China, Qatar, Turquia e Marrocos.

O objectivo da Stone, que assegurou até agora a participação de 80 expositores nacionais, é promover as rochas ornamentais portuguesas nos mercados externos e o encontro entre a oferta nacional e a procura internacional e, consequentemente, o aumento das exportações.Stone 2

“O mundo está a mudar, até por força dos países emergentes. E nós tínhamos de resolver: ou mudávamos ou perdíamos o mercado. Optámos sem hesitar pela primeira hipótese, constituímos uma equipa de marketing própria, com técnicos que falam as principais línguas do mundo, e andamos pelo mundo a convidar empresas para a Stone”, refere José Frazão, director-geral da Exposalão.

Para Jaime Ramos Guerra, presidente da JLM-Consultores de Gestão, que apoia o Centro de Exposições neste projecto, este “é um evento absolutamente original pela maneira como é realizado”.

“O que estamos a fazer é uma feira internacional ao contrário e a ideia da Exposalão é completamente visionária neste sentido: trazer os importadores a Portugal em vez de promover uma feira no exterior. É uma maneira indirecta de internacionalizar”, adianta Jaime Ramos Guerra.

jose frazao

José Frazão, director-geral da Exposalão

A Stone-Feira Internacional da Pedra Natural de Portugal é um projecto único também por ser o primeiro a obter o apoio da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), no âmbito do Sistema de Incentivos de Apoio à Internacionalização, se exceptuarmos o caso de associações.

A Exposalão constituiu um Departamento Internacional, composto por mais de uma dezena de profissionais, que está diariamente a promover a divulgação do certame em 25 países, com o objectivo de atrair clientes internacionais (importadores, construtoras e arquitectos) e fazer da Stone uma plataforma de negócios e alavanca das exportações na área da pedra natural.

Ao projecto associaram-se as mais importantes organizações nacionais, como a Associação Portuguesa dos Industriais de Mármores, Granitos e Ramos Afins (ASSIMAGRA), a Associação Nacional da Indústria Extractiva e Transformadora (ANIET), o Centro Tecnológico da Pedra Natural de Portugal (CEVALOR) e a Associação Valorpedra/Cluster da Pedra Natural.

A Stone decorre das 10h00 às 20h00. Nos dois primeiros dias (quinta e sexta-feira), é direccionada exclusivamente a visitantes internacionais, no fim-de-semana está aberta também ao mercado nacional.

 

Comentários

comentários

Login para a tua conta

Não te recordas da tuaPassword ?

Registar neste site!