Veja Portugal

Hotel Lis - Baixa

Património faz da Mata do Buçaco um sítio único

14 de Agosto de 2013

A Mata Nacional do Buçaco reúne, em muitos aspectos, o melhor de dois mundos: o património edificado e o património natural, ambos diversos e ricos. O conjunto monumental, classificado como Imóvel de Interesse Público, mobiliza uma riqueza de excepção. A biodiversidade faz dela uma das matas nacionais mais interessantes.

No património edificado destacam-se o Palace Hotel do Bussaco e o Convento de Santa Cruz, aos quais se juntam as ermidas de habitação, as capelas de devoção e os passos que compõem a Via Sacra. Entre outros monumentos e edifícios, é indispensável visitar os miradouros – o da Cruz Alta oferece vista privilegiada sobre a região entre Coimbra e a Serra do Caramulo.

António Jorge Franco, presidente da Fundação Mata do Buçaco.

António Jorge Franco, presidente da Fundação Mata do Buçaco

A mata ocupa 105 hectares e possui 257 espécies de lenhosas, com 89 exemplares notáveis, uma das melhores colecções da Europa. E possui 700 espécies de flora, 400 das quais autócnes.

No seu espaço encontram alimento, abrigo e refúgio 150 espécies de vertebrados e um número indeterminado de invertebrados, algumas existentes apenas na Península Ibérica ou que são protegidas. Podem contar-se, por exemplo, cinco espécies de peixes, dez de anfíbios, 14 de répteis, 86 de aves, 36 de mamíferos, 14 de morcegos, 600 de moluscos, aracnídeos e insectos; 130 de borboletas, 40 de cigarras, cigarrinhas e pulgões, e 30 de grilos e gafanhotos.

A mata encontra-se no extremo Noroeste da Serra do Buçaco, no concelho da Mealhada, e apresenta um microclima particular, com temperaturas amenas, elevada precipitação e frequentes nevoeiros matinais, que favorecem a ocorrência de elevada biodiversidade.

Nas encostas expostas a Sul sobressai uma vegetação tipicamente mediterrânica e nas encostas mais a Norte uma vegetação característica de um clima temperado.

“Investir na recuperação é uma das prioridades”

“Um dos principais objectivos da Fundação Mata do Buçaco é continuar a dar a conhecer a Mata Nacional do Buçaco, como espaço de lazer, didáctico e de estudo, no qual os turistas e visitantes podem ter contacto directo com a natureza e com a história do local.buçaco Palace Hotel e jardins

Outra das prioridades da fundação é continuar o trabalho de recuperação do património natural e cultural da mata, e por isso, está a desenvolver todos os esforços para gerar receitas.

Neste sentido, está a realizar iniciativas de angariação de receitas para recuperar a cobertura do Convento de Santa Cruz do Buçaco, em estado avançado de degradação e a Via-Sacra – réplica única de Jerusalém no mundo, suas Ermidas e Capelas. É ainda pretensão aplicar a sinalética no interior da Mata, concluir do Trilho da Água e concluir o processo da nova concessão para o Palace Hotel do Bussaco.

O Projecto BRIGHT, apoiado pelo instrumento financeiro LIFE +, com objectivo de assegurar a conservação do Adernal – habitat apenas existente em toda a Europa na área de floresta relíquia da Mata Nacional do Buçaco, as Casas do Bussaco – recuperação das antigas casas dos guardas florestais – e o Miradouro Virtual, para visualização dos pontos de interesse da mata, são projectos iniciados já em 2013 e que continuarão a ser desenvolvidos durante o ano”. - António Jorge Franco, presidente da Fundação Mata do Buçaco.

 

 

Comentários

comentários

Login para a tua conta

Não te recordas da tuaPassword ?

Registar neste site!