Veja Portugal

Hotel Lis - Baixa

Professores promovem pastelaria nacional no Brasil e nos Estados Unidos (com vídeo)

19 de Abril de 2013

O projecto “Fabrico Próprio”, da autoria de três professores da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha, do Instituto Politécnico de Leiria, cuja âncora é um livro agora reeditado, será lançado no Brasil e nos EUA, como forma de promover a pastelaria semi-industrial portuguesa na perspectiva do design.

O livro “Fabrico Próprio – O design da pastelaria semi-industrial portuguesa” é da autoria de Pedrita (Rita João e Pedro Ferreira) e Frederico Duarte. Esta 2ª edição surge quatro anos após a primeira e inclui uma nova secção e uma entrevista inédita.

Capa_Fabrico Próprio - O design da pastelaria semi-industrial portuguesa

O “Fabrico Próprio” é um projecto multidisciplinar, nascido há cinco anos, para divulgar a pastelaria portuguesa, e compreende, além do livro, o site www.fabricoproprio.net, workshops e uma série de lançamentos em Portugal e no estrangeiro.

Os próximos lançamentos são no Rio de Janeiro, no Centro Carioca de Design, a 30 Abril; em São Paulo, no Centro Universitário Maria Antônia, a 3 de Maio, e em Nova Iorque, na Van Alen Books, a 10 de Maio.

A apresentação do projecto inclui um lanche de degustação fornecido por pastelarias e uma conversa com um convidado da área do design, que discute com os autores aspectos ligados à pastelaria portuguesa.

“O livro é o principal objecto de trabalho do projecto “Fabrico Próprio”, e conta com 332 páginas sobre 92 bolos de pastelaria portuguesa de balcão, assim como as histórias e estórias à volta de cada um dos protagonistas deste doce tema”, explica Rita João.

“O entusiasmo e reconhecimento demonstrado pelo nosso trabalho por parte dos profissionais na área da gastronomia é gratificante e deixa-nos com vontade de continuar este projecto”, adianta. (Ver vídeo aqui)

Este livro é a primeira recolha sistemática sobre estes produtos alimentares em Portugal. Na obra participam 23 profissionais portugueses e estrangeiros, entre fotógrafos, ilustradores, críticos de arquitectura e gastronomia, jornalistas, designers, um chefe e um curador de arte.

Não é um livro de receitas, mas um mostruário de alguns dos mais emblemáticos bolos nacionais, como o Pastel de Nata, o Palmier, o Jesuíta, o Alsaciano, o Bolo de Arroz, a Parra, o Mil Folhas, o Queque, o Travesseiro, o Bom Bocado, a Brisa, o Esquimó, a Pata de Veado, a Orelha, o Rim, a Tíbia, o Caracol, o Bábá, o Napoleão, a Josefina, a Bola de Berlim, o Xadrez ou o Duchesse.

É uma edição de autor, bilingue (português/inglês), dedicada à pastelaria portuguesa e à sua relação com o design. É um registo enciclopédico com identificação, ingredientes, características especiais e dados históricos. Inclui ainda textos introdutórios, apontamentos históricos e um glossário de termos de pastelaria.

 

Comentários

comentários

Login para a tua conta

Não te recordas da tuaPassword ?

Registar neste site!