Veja Portugal

Hotel Lis - Baixa

Pasta e papel portugueses vendidos para 118 países

19 de Fevereiro de 2014

O grupo Portucel Soporcel é o segundo maior exportador português e vendeu no ano passado pasta e papel no valor de 1.215 milhões de euros para 118 países, mais cinco destinos do que no ano anterior, em todos os continentes.

A empresa foi responsável pela segunda fatia mais significativa das exportações nacionais de bens, atingindo o primeiro lugar na exportação de papel e pasta de papel, que no ano passado totalizou 1.703 milhões de euros.

Em comunicado, o grupo “assume-se como o exportador nacional que claramente gera o maior valor acrescentado, pelo facto de os recursos que usa serem maioritariamente produzidos em Portugal e adquiridos a empresas de todos os sectores do tecido económico nacional”.

Os principais mercados de destino dos seus produtos são a Europa e os EUA.portucel soporcel

O grupo Portucel Soporcel é líder europeu na produção de papéis finos de impressão e escrita não revestidos e o 6º a nível mundial – o que assegura a Portugal a posição cimeira no ranking europeu dos países produtores deste tipo de papéis.

É também o maior produtor europeu, e o quarto a nível mundial, de pasta branqueada de eucalipto BEKP – Bleached Eucalyptus Kraft Pulp –, ocupando ainda uma posição de destaque no sector da energia, como primeiro produtor nacional de “energia verde” a partir de uma fonte renovável, a biomassa florestal.

As vendas consolidadas em 2013 totalizaram 1.530,6 milhões de euros, 29 milhões acima do valor registado em 2012, e o resultado líquido foi de 210 milhões de euros.

É responsável por 3% das exportações nacionais de bens e 1% do Produto Interno Bruto (PIB).

No âmbito da sua estratégia de expansão internacional, o grupo Portucel Soporcel está a desenvolver um projecto de investimento florestal em Moçambique, que culminará com a construção de uma fábrica de produção de pasta de celulose com uma capacidade anual de 1,3 milhões de toneladas, num investimento de 2,3 mil milhões de dólares (1,673 milhões de euros).

 

Comentários

comentários

Login para a tua conta

Não te recordas da tuaPassword ?

Registar neste site!