Veja Portugal

Hotel Lis - Baixa

Parcerias ajudam mobiliário no caminho da internacionalização

13 de Novembro de 2013

A Cortimóveis tem “nas parcerias estabelecidas nos países onde está presente e na qualidade do seu mobiliário as principais razões do sucesso alcançado no mercado externo, para onde exporta 80% da produção”, explica Nuno Carreira, sócio-gerente da empresa do concelho de Leiria, cuja estratégia “passa por uma aposta consolidada na internacionalização”.

A internacionalização da marca começou a concretizar-se em 2000, nomeadamente em Espanha e França. Nessa altura desenvolveram-se linhas de mobiliário quase exclusivas para o mercado externo, que revelou um crescimento notório – 150 clientes em Espanha -, o mesmo acontecendo nos mercados francês, belga e luxemburguês. Em 2011, a Cortimóveis entrou no mercado alemão, o principal a nível mundial em mobiliário de qualidade em madeira maciça.

Nos 18 anos que antecederam a internacionalização, a empresa apostou, logo desde o início, “na qualidade dos seus produtos, numa primeira fase destinados ao mercado interno com mobiliário em pinho maciço”.Cortimoveis

“Ganho o mercado interno, enveredou por outros projectos, aumentando os níveis de produção, para o que foi necessário reestruturar o processo de produção, mas com o cuidado de manter o processo de acabamento em bases artesanais. Esta estratégia foi reajustada ao longo dos anos, permitindo um maior acompanhamento de mercado, fabricando produtos mais económicos”, conta Nuno Carreira.

A estratégia de curto e médio-prazo da Cortimóveis passa pela aposta cada na internacionalização, dando especial atenção aos mercados externos com maior solidez económico-financeira. Nesse sentido, conta entrar e/ou dinamizar as vendas em França, Bélgica, Alemanha, Áustria e Suíça.

Diferentes linhas para diferentes mercados

A Cortimóveis consegue, com linhas de mobiliário, responder às necessidades dos diferentes mercados (nacional e internacional) e fazer face aos diferentes segmentos.

“O sucesso” da marca deve-se, segundo Nuno Carreira, “aos excelentes interlocutores, que estão plenamente adequados a cada país em que estão inseridos” e à “aposta feita na qualidade e design do mobiliário”.

“A Cortimóveis uma empresa de referência na concepção, fabrico e comercialização de mobiliário em madeira, que aposta na exportação como elemento essencial para o crescimento e sustentação da actividade”, adianta.cortimoveis1

A empresa é certificada, cumprindo os requisitos da Norma NP EN ISO 9001, uma exigência dos mercados em que opera, que garante as boas práticas de qualidade. “O objectivo é estar sempre à altura dos desafios que os mercados e clientes. O futuro das nossas empresas assenta na resiliência dos empresários, na capacidade de inovação e na sua dinâmica comercial externa”, conclui Nuno Carreira.

 

Cortimóveis

Sede: Cortes, Leiria

Sector de actividade: fabricação e comercialização de mobiliário

Data de fundação: 12/1982

Numero de trabalhadores: 49

Volume de Negócios: 3 milhões de euros

Volume de Negócios na Exportação: 98%

 

Comentários

comentários

Login para a tua conta

Não te recordas da tuaPassword ?

Registar neste site!