Veja Portugal

Hotel Lis - Baixa

OLI desenvolve investigação sobre acessibilidades sanitárias

30 de Julho de 2013

A OLI, líder ibérica na produção de autoclismos, irá desenvolver nos próximos três meses uma investigação, em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), que pretende melhorar as acessibilidades sanitárias a pessoas com mobilidade reduzida e, desse modo, incrementar a qualidade do exercício da cidadania ativa.

O projeto, designado por “Sanita MOVE”, será aplicado no Centro de Reabilitação Profissional de Gaia (CRPG), em Vila Nova de Gaia, e irá envolver os vários utentes com deficiência e incapacidade que atualmente integram as sessões de fisioterapia e de terapia ocupacional.

Este estudo aplicado no CRPG tem a ambição de compreender os principais obstáculos e carências no gesto quotidiano de ir à casa de banho, para desenvolver uma solução inclusiva que se traduza em autonomia, conforto e segurança para todos os cidadãos.

Numa primeira fase, a investigação irá proceder à auscultação das dificuldades e necessidades dos utentes na utilização das sanitas atualmente disponíveis no centro de reabilitação. Numa segunda fase, os utentes serão convidados a experimentar um espaço de banho onde está instalada uma estrutura autoajustável, denominada por “Easy Move”, que permite ajustar a altura do sanitário à medida. Na última fase, irá proceder-se à análise das diferenças verificadas pelos utentes nas duas situações, com vista à elaboração de um diagnóstico completo, capaz de identificar oportunidade de melhoria.

A solução que será colocada no CRPG – “Easy Move” – é um sistema inovador da OLI, desenvolvido com recurso às últimas tecnologias, que resulta do seu investimento contínuo em Investigação e Desenvolvimento. De destacar que a empresa portuguesa tem uma equipa de 20 colaboradores que diariamente trabalha em novas soluções de banho sustentáveis e inclusivas que fomentem a qualidade de vida das pessoas.

O compromisso da OLI com a inovação reflete-se também na relação estreita que mantém com as universidades e os centros de investigação portugueses. Ainda em março último foi apresentada em Frankfurt, na Alemanha, a placa de comando “Moon Ceramic”, desenvolvida em parceria com a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha de Caldas da Rainha e o Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes.

oli

OLI participa na renovação da pediatria do D. Estefânia

A OLI participou no projeto solidário de renovação do serviço de Pediatria de doenças crónicas do Hospital Dona Estefânia – Centro Hospitalar de Lisboa, que anualmente trata milhares de crianças doentes de todo o país.

A intervenção da OLI nesta ação de remodelação tinha como desafio humanizar as casas de banho, tornando-as num espaço com conforto e segurança. A marca instalou autoclismos interiores “Speed”, ideais para as sanitas infantis, placas de comando “Slim”, de fácil acionamento e adaptáveis à altura dos mais pequenos, e barras de apoio que permitem às crianças com mobilidade reduzida tomar banho em cadeira de rodas. Hoje, a especialidade de Pediatria do Hospital Dona Estefânia oferece às crianças melhores acessibilidades sanitárias e de banho, proporcionando melhores condições de internamento.

De destacar que as obras de remodelação do serviço, a cargo do Eng.º Rato Varanda, foram possíveis devido à participação conjunta de várias entidades que ofereceram mobiliário hospitalar e equipamentos técnico e científico.

A inauguração aconteceu no último dia 11 de julho e contou com a presença da apresentadora de televisão Fátima Lopes, madrinha da campanha “Arredonda”.

O contributo da OLI neste projeto é o resultado da sua política de Responsabilidade Social de apoio a diversos projetos e causas sociais. A preocupação com a qualidade de vida das pessoas está na génese dos seus produtos e soluções. Recentemente, a empresa portuguesa apresentou ao mercado o “Easy Move”, um sistema inovador que permite ajustar a altura do sanitário à medida. Uma solução ideal para crianças e pessoas com mobilidade reduzida ao conferir autonomia, conforto e segurança no gesto diário de ir à casa de banho. (Informação da marca)

 

 

Comentários

comentários

Login para a tua conta

Não te recordas da tuaPassword ?

Registar neste site!