Veja Portugal

Hotel Lis - Baixa

Mercado das bicicletas investe para aumentar exportações

20 de Maio de 2014

Os mercados internacionais, nomeadamente os de Espanha, França e Brasil, representam 20% da facturação dos Laboratórios de Ensaios (LEA) da Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins (ABIMOTA), revelou a organização, que esta terça-feira, 20, comemora o 20º aniversário.

O reforço da aposta na internacionalização dos serviços, em particular nas áreas das bicicletas, componentes e capacetes, faz parte da estratégia da associação até 2020. “O plano passa por consolidar a participação em redes internacionais de ID+I e de normalização, aprofundando as ligações existentes a França, Alemanha, Holanda, Japão, Brasil e EUA”, adianta a associação em comunicado.

A ABIMOTA assume ainda um reposicionamento para responder às alterações nas indústrias que apoia, cada vez mais com uma vocação exportadora.abimota interior

O sector das bicicletas em Portugal vale 200 milhões de euros em exportações, “pelo que uma das principais preocupações da associação é apoiar as empresas a adequar os seus produtos aos novos mercados em crescimento, nomeadamente os das bicicletas dobráveis e eléctricas”

“Estes são os principais mercados em crescimento. Em França, entre 2012 e 2013, venderam-se mais 20% de bicicletas dobráveis e mais 17% de bicicletas eléctricas. E na Alemanha venderam-se 400 mil bicicletas eléctricas em 2013, mais 100 mil que no ano anterior, pelo que as empresas nacionais têm de apostar neste género de produtos”, explica Paulo Rodrigues, secretário-geral da ABIMOTA.

A organização aposta ainda na reestruturação de serviços para apoiar as empresas nacionais na chamada quarta revolução industrial (Indústria 4.0). Nesta reorganização e na aquisição de novos equipamentos que alargam as suas valências, investiu 400 mil euros no último ano e é a única entidade certificada na Península Ibérica para testar e apoiar o desenvolvimento e investigação de novos produtos nas áreas de bicicletas, componentes e capacetes.

A cerimónia que assinala o 20º aniversário dos LEA decorre pelas 16h00 nas instalações da ABIMOTA, em Borralha, Águeda.

 

Comentários

comentários

Login para a tua conta

Não te recordas da tuaPassword ?

Registar neste site!