Veja Portugal

Hotel Lis - Baixa

Loiça portuguesa em porcelana chega a 60 países

15 de Julho de 2013

A fábrica de porcelanas Vista Alegre foi fundada em 1824, em Ílhavo, no distrito de Aveiro. Ao longo do seu percurso, a marca esteve sempre intimamente associada à história e à vida cultural portuguesa, e adquiriu uma notoriedade internacional ímpar.

Em 2001, os grupos Vista Alegre (porcelana, faiança e grés) e Atlantis (cristal e vidro feitos à mão e de elevada qualidade) fundiram-se, dando origem a uma das maiores empresas de ‘tableware’ e ‘giftware’ da Europa: a Vista Alegre Atlantis, que em 2009 integrou o portefólio de marcas do Grupo Visabeira.

Nuno Barra, director de marketing e design externo.

Nuno Barra, director de marketing e design externo

A Vista Alegre Atlantis conta com cerca de 1500 colaboradores e efectua toda a produção em quatro unidades industriais localizadas na região Centro de Portugal. É líder no mercado ibérico e produz, entre porcelana decorativa, doméstica e de hotelaria (para os melhores hotéis e restaurantes), quinze milhões de peças por ano, exportando para mais de sessenta países.

Os serviços Vista Alegre são usados oficialmente pelo Presidente da República Portuguesa, pela Casa Branca, por Casas Reais e por muitas personalidades de todo o mundo, como a rainha Isabel II de Inglaterra, o rei Juan Carlos de Espanha, a rainha Beatriz da Holanda.

A Vista Alegre fornece ainda as loiças oficiais de embaixadas espalhadas pelo mundo, nomeadamente as do Brasil, Espanha, Marrocos, bem como outras instituições públicas e privadas nacionais e internacionais.

No ano 2012 houve um reforço do projecto de internacionalização do grupo, com a inauguração de dois ‘showrooms’, um em Nova Iorque e outro na Índia, duas lojas, na Tunísia e Bielorrússia, e pontos de venda no Reino Unido, através da cadeia House of Fraser.

No início deste ano, a Vista Alegre Atlantis e a marca de de alta-costura francesa Christian Lacroix anunciaram uma parceria que permitirá ao grupo português “alavancar o processo de internacionalização que tem vindo a fazer nos últimos dois anos”, constituindo-se como uma rampa para o mercado francês, asiático e norte-americano e um meio para ganhar notoriedade no Reino Unido.

Esta parceria tem a duração de cinco anos e a Vista Alegre Atlantis espera que neste período a facturação do mercado francês represente entre 5% a 10% do total.Vista Alegre Atlantis

Parceria para novos mercados

“A Vista Alegre possui um ‘know how’ único a nível mundial na indústria da porcelana e do cristal. São 189 anos de história, tradição e excelência na produção de peças únicas e exclusivas, que marcaram e acompanharam de perto a vida de gerações. Com esta parceria global (Christian Lacroix-Vista Alegre) inscrevemos inequivocamente um novo marco nesta nossa longa história: entramos em novos mercados, trabalhando lado a lado com uma das marcas de alta-costura mais respeitadas do planeta, levando a Vista Alegre a novas geografias e a novos públicos”. – Nuno Barra, director de marketing e design externo.

 Ficha Vista Alegre Atlantis, S.A.

Sede: Ílhavo, Portugal

Actividade: produção cerâmica/fabricação de artigos de uso de faiança, porcelana e grés fino

Início de actividade: 1824

Numero de trabalhadores: 1434

Volume de negócios:  54,2 milhões de euros

Volume de negócios na exportação: 33 milhões de euros (61%)

 

Comentários

comentários

Login para a tua conta

Não te recordas da tuaPassword ?

Registar neste site!