Veja Portugal

Hotel Lis - Baixa

Kiwi: Portugal exporta quase metade da produção

17 de Setembro de 2013

O nosso País exporta para a Europa quase metade da produção anual de kiwi, cujo cultivo está em expansão desde 1973, quando foi plantado o primeiro pomar na região Norte.

A Kiwicoop – Cooperativa Frutícola da Bairrada é um exemplo de sucesso, exportando 50% da produção. Esta empresa de Oliveira do Bairro, fundada há 25 anos, tem 260 sócios e cultiva uma área de 400 hectares, que prevê aumentar para 500 hectares no próximo ano.

Para melhor responder à procura, vai ainda aumentar a capacidade de recepção e conservação para as oito mil toneladas, mais três mil do que dispõe actualmente.

Nos últimos dois anos, a cooperativa escoou quase 12 mil toneladas de kiwi, 50% das quais para mercados externos. O volume de negócios foi de 5,8 milhões de euros em 2012 e deverá chegar aos seis milhões no corrente ano.kiwi

A cultura de kiwi em Portugal tem crescido todos os anos. Hoje há mil produtores, concentrados, sobretudo, nas regiões de Entre Douro e Minho e Beira Litoral, que recolheram 22 mil toneladas deste fruto, em 2011, em 2.100 hectares de área cultivada.

As exportações absorvem 40% da produção, enviada sobretudo para Espanha.

As expectativas do sector apontam para uma produção anual a rondar as 40 mil toneladas a curto prazo.

A Nova Zelândia foi o maior produtor mundial de kiwi até finais da década de 1980, quando a Itália assumiu a liderança do mercado. O primeiro pomar em Portugal surgiu em Vila Nova de Gaia, em 1973.

 

Comentários

comentários

Login para a tua conta

Não te recordas da tuaPassword ?

Registar neste site!