Veja Portugal

Hotel Lis - Baixa

Há 63 milhões para conquistar mercados no exterior

12 de Março de 2013

// Está aberto o concurso sobre os novos apoios à internacionalização e promoção das exportações, lançado no âmbito do Sistema de Incentivos de Qualificação PME do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional, que tem disponíveis 63 milhões de euros para apoios.

A iniciativa resulta das prioridades da política económica, materializadas no Programa Estratégico para o Empreendedorismo e a Inovação, e visa estimular o alargamento da base de empresas inovadoras com forte componente exportadora.

Podem candidatar-se os projectos no âmbito da promoção internacional de empresas que pretendam reforçar a sua competitividade, reorientando a sua produção para os mercados externos, provenientes de associações empresariais, empresas, entidades do Sistema Científico e Tecnológico e entidades públicas com actividade específica dirigida a PME.

Exposalao Intergal

O concurso está ainda aberto a empresas organizadoras de feiras e congressos, que promovam actividades junto do mercado internacional, impulsionadoras de exportações e da presença efectiva das empresas nacionais no exterior.

A primeira fase, cujo período de candidaturas terminou em Outubro passado, tinha disponíveis 28,750 milhões de euros e considerava acções cujas despesas se realizem até 31 de Dezembro de 2013. A segunda fase, com uma dotação de 34,250 milhões de euros, inicia-se a 22 de Abril e termina a 15 de Julho envolvendo acções cujas despesas se realizem até 30 de Junho de 2015.

Esta iniciativa junta-se aos nove concursos lançados, no âmbito dos Sistemas de Incentivos do QREN, desde Dezembro de 2011, e que representam 23% do total das candidaturas apresentadas no conjunto do Sistemas de Incentivos desde 2007.

Até à data foram aprovadas 1.230 candidaturas, correspondendo a 274 milhões de euros de investimento e a 131 milhões de euros de fundos comunitários.•

 

Comentários

comentários

Login para a tua conta

Não te recordas da tuaPassword ?

Registar neste site!